MUDANÇAS

Dirigentes aprovam a Liga Maranhense de Clubes Profissionais

Nova entidade tem como objetivo administrar os campeonatos estaduais a partir do próximo ano e acabar com a Copa FMF.

À reportagem de O Imparcial, Yglesio, que é candidato à presidência da Liga, informou que a proposta dos dirigentes é que no ano que vem não aconteça mais a Copa FMF. (Foto: Divulgação)

Reunidos na manhã desta quarta-feira (19), na sala de comissões da Assembleia Legislativa do Maranhão, representantes dos principais clubes do futebol, filiados à FMF, aprovaram a criação da Liga Maranhense de Clubes Profissionais. O encontro terminou no início da tarde.

“Hoje, nós tivemos na sala de comissões da Assembleia, uma importante reunião que contou com a presença de praticamente todos os presidentes de clubes da Série A do Campeonato Maranhense. Foi um momento importante e de união. Temos nossas propostas para o Campeonato Maranhense do ano que vem e da Copa FMF. As nossas torcidas podem ficar tranquilas que a partir dessa união que começa agora se fortalecer, para os próximos anos vamos conseguir reverter todo esse cenário de dificuldades que temos enfrentado”, enfatizou o presidente do Moto, Yglesio Moyses.

O dirigente motense adiantou que será formulado um convite ao governador Carlos Brandão para que receba os representantes dos clubes e o Estado dê seu apoio.

À reportagem de O Imparcial, Yglesio, que é candidato à presidência da Liga, informou que a proposta dos dirigentes é que no ano que vem não aconteça mais a Copa FMF.

As vagas para a Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro passarão a ser definidas pelos critérios de colocação no Estadual, do primeiro ao quarto lugar. Em breve, a nova entidade deverá apresentar seu Estatuto e a eleição da primeira diretoria.

FMF apoia

O Diretor de Competições da Federação Maranhense de Futebol, Hans Nina, disse a O Imparcial que na sua ótica acha um fato positivo.

“ Fiquei sabendo agora. Quanto mais união, teremos um futebol cada vez mais forte. Sem dúvidas”. Hans justificou sua ausência na reunião com os clubes por estar de plantão no trabalho (Polícia Federal), mas acrescentou:

“Essa reunião dos clubes é extremamente salutar, se ela envolver, inclusive, todos os clubes profissionais é melhor ainda, pois num interesse comum na busca por recursos com distribuição para todos, aí sim a gente tem um futebol forte, quando se possibilita que todas as equipes participem do processo”.

Sobre a Copa FMF, Hans afirmou que a criação dela tem três objetivos: “O principal é o cumprimento da lei, pois a Lei Pelé fala da realização de atividades durante dez meses no ano, promover atletas numa idade de transição, por isso que ela é sub-23, pois a gente tem a categoria sub-19 e depois disso os atletas têm uma evasão muito grande para outros estados, pois eles não têm oportunidade de jogar aqui, por falta de competição profissional”.

E completou: “E ainda a possibilidade de dar visibilidade aos clubes, permitindo que os de menor estrutura alcance títulos, como o Tuntum já alcançou, o próprio MAC já foi campeão da Copa FM, o Juventude, e que têm a chance de crescer. Agora, pra acabar, a gente vai ter que ouvir todos os envolvidos, inclusive os clubes da Série B, sindicato dos atletas, dos árbitros para opinarem a respeito disso”.

Dirigentes de clubes se reuniram e aprovaram mudanças na administração das competições. (Foto: Divulgação)
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias