Copa do Mundo

Como era o país no ano do penta do Brasil

O ano de 2002, marcado pelo título mundial conquistado pelo Brasil, também teve outros acontecimentos que marcaram o país.

Time posado da Seleção do Brasil para a partida final contra a Alemanha pela Copa do Mundo de Futebol de 2002, no Yokohama International Stadium, em Yokohama, no Japão. (Foto: Paulo Pinto)

Faltando menos de um mês para o início da Copa do Mundo do Catar, a ansiedade dos fãs de futebol fica cada vez maior. De quatro em quatro anos a torcida brasileira se junta para torcer pela seleção mais vitoriosa da história. São cinco títulos mundiais, o primeiro deles conquistado em 1958, na Suécia.

Apesar disso, já se passaram vinte anos desde que o Brasil ergueu a taça pela última vez, pelas mãos do então capital Cafu. Passadas duas décadas, você lembra onde você estava quando o país se consagrou campeão de futebol em 2002? Você já era nascido? Morava em que cidade? Quem foi o craque da seleção brasileira naquela copa?

O mundial de 2002, foi sediado em dois países, no Japão e na Coreia do Sul. Sendo a primeira do século XXI, na Copa do Mundo de 2002, o Brasil tinha uma equipe composta por jogadores como Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo, Roberto Carlos, Lúcio, Rogério Ceni, Kaká, entre outros, e iniciava a competição com um pouco de desconfiança por parte da torcida, tanto pelo fato de ter demorado para se classificar nas eliminatórias da América do Sul, quanto pelo desempenho na Copa do Mundo anterior, que embora tenha conseguido chegar à final em 1998, perdeu a decisão para a seleção da França, liderada pelo lendário jogador francês Zinédine Zidane.

Após uma final desastrosa em 1998, que muitos consideram uma das piores derrotas da seleção na história, o então técnico Zagalo, caiu, e algumas teorias de conspiração passaram a rondar aquele jogo entre Brasil e França.

O fato é que, após o vexame, Vanderlei Luxemburgo, deixou o Corinthians e assumiu o cargo, mas não ficou até o mundial seguinte, sendo substituído por Emerson Leão e o sucessor deste foi Luís Felipe Scolari, o Felipão, que viria a ser o técnico do penta.

Naquela época, o presidente do Brasil era Fernando Henrique Cardoso, que recebeu a seleção após o elenco retornar da Ásia para comemorar o sucesso da campanha do penta. Mas nem só de futebol foi feito o ano de 2002.

Entretenimento e Moda

A música que embalou a conquista do penta passava pelos vocais de Ivete Sangalo. O refrão da canção “Festa”, foi cantado e tocado repetidas vezes pela torcida brasileira.

Outros sucessos da música nacional em 2002 foram: “Carla”, do LS Jack, a mais tocada daquele ano; “Toque de Mágica”, da dupla Pedro e Thiago; “Epitáfio”, do Titãs; “Tanta Saudade”, de Wanessa Camargo; “Love Never Fails”, de Sandy e Junior; e “Baba”, da Kelly Key.

Uma banda que faria muito sucesso a partir de 2002, seria o grupo Rouge, formado em um programa de TV chamado Popstars, as meninas explodiam Brasil afora já com a música de lançamento, “Ragatanga”.

No cenário internacional, nomes como Shakira, Avril Lavigne, Jennifer Lopez, Britney Spears, Creed, Pink e Enrique Iglesias, estavam no auge.

Na TV, o hit do momento era a novela “O Clone”, o folhetim era sucesso de audiência e caiu na boca do povo com bordões como “Não é brinquedo, não”, “Cada mergulho é um flash” e “Inshalá”. Além da torcida pelo casal protagonista e a grande venda de acessórios usados pelas personagens da novela.

No cinema, alguns sucessos lançados foram “Um Amor Para Recordar”, “Harry Potter e a Câmara Secreta”,  “Cidade de Deus”, “O Pianista”, “O Chamado” e “O Senhor dos Anéis – As Duas Torres”.

Foi ainda o ano de estreia do Big Brother Brasil, apresentado primeiramente por Pedro Bial. O formato já tinha feito muito sucesso no ano anterior, no SBT, no lendário reality Casa dos Artistas, e a experiência nova chamou a atenção do público, que no ano seguinte, fez o programa da Globo alcançar ótimos índices de audiência.

Por conta do sucesso da primeira edição, exibida tradicionalmente no início do ano, apenas em 2002 houve uma exceção, e em maio do mesmo ano, Boninho e companhia colocaram no ar a segunda edição do BBB.

Na moda, as saias de cintura baixa, calças capri, botas de bico fino, meias coloridas e o piercing no umbigo, eram a tendência. A top model brasileira Gisele Bündchen, já era em 2002, a modelo mais bem paga do mundo.

Política e economia

Foi o ano que começaram a circular pelo país as notas de R$20. Na Europa, o Euro passou a substituir a moeda de 12 países do continente. Na Colômbia, a então candidata à presidência do país, Ingrid Bettencourt, é sequestrada pelas Forças Armadas e Revolucionárias da Colômbia (FARC).

A eleição presidencial brasileira deu vitória ao petista Lula com 61,3% dos votos válidos, em um segundo turno disputado com José Serra. O mundo vivia uma certa tensão e receio de novos atentados terroristas, após os ataques de 11 de setembro de 2001.

Os Estados Unidos estavam em guerra e as tropas americanas se encontravam no Afeganistão, na chamada Guerra ao Terror, assim denominada pelo então presidente George W. Bush, em busca dos autores do atentado em Nova York. Esse movimento, mais tarde também desencadearia, a Guerra do Iraque.

Maranhão

Em São Luís, até 5 de abril a prefeitura era comandada por Jackson Lago, que renunciou, e Tadeu Palácio assumiu em seu lugar. No Governo do Estado, Roseana Sarney, também renunciou em abril para disputar as eleições presidenciais, mas acabou desistindo posteriormente. O estado passou a ser comandado, a partir de então, por José Reinaldo Tavares.

No esporte, o Sampaio Corrêa foi o grande campeão do campeonato maranhense de futebol daquele ano. Uma outra curiosidade é que, na época, a passagem de ônibus coletivo na capital custava R$1,50.

Celulares e Carros

Os celulares não eram tão comuns como hoje, mas o lançamento do momento era o Nokia 6610, mais conhecido como “Nokia Tijolão”. O automóvel mais vendido do Brasil, era o modelo Gol, da Wolkswagen.

Notícias que abalaram o país

Apesar das alegrias também aconteceram fatos tristes, como a morte do médium Chico Xavier, no mesmo dia que o Brasil foi campeão do mundo, e do cantor Claudinho da dupla com Buchecha. Os artistas foram um dos percussores do funk no Brasil. Chegaram ao estrelato nos anos de 1990, e em 2002, ainda desfrutavam de uma carreira de sucesso.

(Foto: ROSANE BEKIERMAN/AE)

Casos chocantes também fizeram parte do noticiário como o assassinato do casal Richthofen. O crime ocorreu em São Paulo, e foi arquitetado pela filha das vítimas, sendo executado pelo namorado e cunhado dela, repercutindo bastante e ganhando as páginas dos jornais do país.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias