Sampaio bate o Grêmio e se mantém na Série B no próximo ano
Equipe maranhense conquistou importante vitória e ainda sonha com acesso à série A.
O Sampaio Corrêa garantiu sua permanência na Série B do Campeonato Brasileiro em 2023, ao vencer o Grêmio-RS na noite desta sexta-feira (30), no Estádio Castelão.
O Tricolor atingiu os 45 pontos necessários para não correr mais nenhum risco de rebaixamento, de acordo com as previsões dos matemáticos. Já o time gaúcho se manteve na 2ª colocação com 53 pontos.
Os gols da equipe maranhense foram marcados por Rafael Vila (1º tempo) e Gabriel Poveda no segundo. Elkeson descontou para o Tricolor Gaúcho. O Sampaio volta a campo na próxima segunda-feira (3/10), no Castelão, para enfrentar a Ponte Preta-SP, a partir das 20h.
O Grêmio jogará em Porto Alegre na terça-feira (4), contra o Centro Sportivo Alagoano (CSA), às 19h.
O jogo
No primeiro tempo o Grêmio começou a partida empurrando o Sampaio para o seu próprio campo, explorando principalmente as jogadas individuais do atacante Guilherme. Com dois minutos e meio o time gaúcho já havia provocado dois escanteios que foram muito bem bloqueados pela defesa sampaína.
A equipe maranhense exercia boa marcação e buscava encaixar um contragolpe. Na primeira oportunidade criada, um lançamento perfeito do goleiro Luiz Daniel, após um escanteio cobrado pelo ataque gremista, o meia Rafael Vila recebeu em seu próprio campo, pelo lado direito, avançou e chutou forte, sem chance de defesa para o goleiro Breno e abrindo o marcador: Sampaio 1 a 0 aos 14 minutos.
O Grêmio não se intimidou e continuou atacando. Aos 28 minutos, depois de dois escanteios seguidos pelo lado esquerdo, a bola sobrou para Elkeson desviar para o fundo das redes, mas além de conduzir com o braço acabou atingindo o supercílio do lateral-esquerdo Pará.
Por isso, ao ser chamado pelo VAR, o árbitro Rafael Traci anulou o gol. Pará foi substituído imediatamente por Lucas Hipólito.
Depois da parada para reidratação, o Grêmio continuou agressivo e insistindo nas bolas altas. Em mais um escanteio da esquerda, aos 38 minutos o zagueiro Kanneman cabeceou para defesa espetacular do goleiro Daniel no canto baixo esquerdo.
Os últimos minutos terminaram com o time gaúcho pressionando o Sampaio, mas a defesa bem postada afastou o perigo até o término da primeira etapa.
Segundo tempo
Na etapa final, o Grêmio não mudou o ritmo e continuou avançando suas linhas em busca do gol de empate, mas se deu mal. Numa bola roubada da defesa por Rafael Vila, ele levantou a cabeça e viu Poveda deslocado para o lado esquerdo. O artilheiro do Brasileiro (16 gols) invadiu e bateu forte, pelo alto, para fazer 2 a 0, aos 11 minutos.
O Grêmio, mesmo assim, continuou dominando o jogo. Num cruzamento da esquerda, o goleiro Luiz Daniel espalmou para frente, a bola sobrou para Tassiano bater forte, mas chutou contra o corpo do goleiro e desviou para escanteio aos 19 minutos.
Com as substituições feitas pelo técnico feito pelo técnico Renato Gaúcho, o time cresceu e pressionou muito mais. A defesa boliviana, porém, jogava muito sério e afastava todos os perigos.
Até que aos 36 minutos, numa bola lançada pelo atacante Elkeson na área, ele chutou cruzado, rasteiro, fraco, mas a bola ganhou efeito, bateu na trave e entrou: 2 a 1.
Nos últimos minutos, o Sampaio procurou apenas se defender, mas por muito pouco, numa jogada de Catatau pelo lado esquerdo, quase sai o terceiro gol.Com o goleiro Breno batido, após fazer grande defesa, o zagueiro Kanneman salvou em cima da risca fatal. Fim de jogo e festa da torcida boliviana pela permanência do clube na Segundona.
Próximos jogos do Sampaio
3/10 – Segunda-feira
Sampaio x Ponte Preta, no Castelão
7/10 – Sexta-feira
Sampaio x CSA, no Rei Pelé, em Maceió
11/10 – Terça-feira
Sampaio x Chapecoense, no Castelão
22/10 – Sábado
Ituano x Sampaio Corrêa, em Itu-SP
27/10 –Quinta-feira
Sampaio x Vasco da Gama, no Rio de Janeiro
6/11 – Domingo
Sampaio x Londrina, no Castelão