"METEORO"

Jovem maranhense de apenas 17 anos é a nova joia do Vasco

É só mais um passo na ascensão meteórica do atacante de 17 anos, que é natural da cidade de Igarapé do Meio, no Maranhão.

Eguinaldo pertence ao Artsul, clube de Nova Iguaçu, e tem contrato de empréstimo com o Vasco até o fim de 2023. (Foto: Divulgação)

Autor de um dos gols da vitória por 4 a 0 sobre o CRB na última quinta, pela 21ª rodada da Série B do Brasileirão, o jovem maranhense de apenas 17 anos, Eguinaldo, não tem sequer um ano completo de Vasco da Gama.

Ele chegou ao clube em setembro do ano passado para jogar no sub-17, este ano é o artilheiro da equipe no sub-20 e, agora, marcou seu primeiro gol no profissional.

É só mais um passo na ascensão meteórica do atacante de 17 anos, que é natural da cidade de Igarapé do Meio, no Maranhão.

Eguinaldo pertence ao Artsul, clube de Nova Iguaçu, e tem contrato de empréstimo com o Vasco até o fim de 2023. O vínculo prevê a opção de compra de 70% do atacante por um valor fixo de R$ 800 mil.

O clube cruz-maltino age com cautela porque o tempo de contrato é longo, e a tendência é que o caso do jovem jogador seja tratado só depois da venda da SAF para a 777 Partners.

Com idade para disputar as três próximas Copas São Paulo de Futebol Junior, Eguinaldo completa 18 anos daqui a duas semanas.

Ele subiu junto com Marlon Gomes para um período no profissional, foi relacionado pela primeira vez na derrota para o Sampaio Corrêa, em São Luís, e entrou no segundo tempo dos últimos dois jogos (Ituano e Vila Nova) antes de fazer o gol contra o CRB.

Com o apito final, o menino ajoelhou no gramado, desabou em lágrimas e logo foi cercado pelos companheiros, que festejaram muito e o ergueram para o alto.

Em seguida, antes de se dirigir para o vestiário, foi até a torcida e ouviu gritos altos de “ah, é Eguinaldo! Ah, é Eguinaldo!”. “É uma emoção inexplicável. Foi o primeiro gol e ainda aqui com São Januário lotado. Essa torcida é sensacional. Estou muito feliz”, disse ele na saída de campo.

Apesar de ser o primeiro pelo Vasco, o gol contra o CRB não foi o primeiro de Eguinaldo como profissional. Em setembro do ano passado, quando havia acabado de completar 17 anos, ele marcou pelo time principal do Artsul na derrota para o Madureira, na Copa Rio.

Aposta do Vasco

Destaque primeiro no sub-20 e depois no profissional do Artsul, Eguinaldo despertou o interesse de alguns clubes no fim do ano passado. Incluindo os quatro grandes do Rio.

O jovem atacante chegou a ser liberado para fazer um mês de testes no Fluminense, mas acabou não sendo aprovado. Botafogo e Flamengo também chegaram com propostas, mas ambas ainda previam um período de avaliação.

O Vasco foi o único que apresentou uma oferta para levá-lo direto para o sub-17, sem escalas.

Ele foi uma aposta que deu certo do Núcleo de Análise de Mercado e Captação do Vasco, liderado pela dupla Mazinho Patrão e Welington Adriano. Gerente-geral da base do clube, Rodrigo Dias explicou ao ge como se deu o processo de contratação de Eguinaldo.

“Nós observamos Eguinaldo por 3 oportunidades in loco no Carioca Profissional da A2, com 17 anos, jogando pelo Artsul”, disse Rodrgio.

Segundo ele, o jovem é um atleta com boa reserva de evolução, demonstrando também nos jogos ser um atleta com boa capacidade de finalização, ambas as pernas e cabeceio, fisicamente privilegiado, competitivo e dinâmico.

“Trouxemos ele para o Vasco em Setembro do ano passado (2021) e, aos poucos, seu potencial vem sendo desenvolvido por toda a nossa equipe de profissionais”, finaliza.

O jovem atacante chegou a ser liberado para fazer um mês de testes no Fluminense, mas acabou não sendo aprovado. (Foto: Divulgação)
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias