POLÊMICA

Copinha: Flamengo dispensa camisa 24 e é denunciado por homofobia

Time que disputa a Copa São Paulo de Futebol Júnior tem apenas as dezenas 23 e 25.

Escalação do time pula do número 23 para o 25 - (Foto: Gilvan de Souza/Clube de Regatas Flamengo/Divulgação)

O Flamengo foi denunciado por excluir o número 24 das camisas usadas pelos jogadores da categoria de base na Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha. Segundo informações do colunista Ancelmo Goes, do jornal O Globo, a ONG Grupo Arco-Íris, de defesa dos direitos de pessoas LGBTQIA+, entrou com uma representação na Justiça Desportiva do Estado de São Paulo por prática homofóbica.

O argumento é de que o clube alimenta uma prática discriminatória ao deixar de usar o número 24, popularmente usado para se referir a homens gays de forma pejorativa. Isso por que o número está relacionado ao veado no jogo do bicho. O mesmo questionamento foi feito à CBF em junho de 2021 porque a Seleção Brasileira também não usava a dezena.

Na época, o pedido foi indeferido pela justiça após a confederação informar que o jogador Douglas Luiz simplesmente optou por escolher o número 25. Apesar das ações pontuais de grupos pró-comunidade LGBT, o número 24 ainda é uma raridade no futebol brasileiro.

Em 2021, por exemplo, só Santos, Grêmio, Bragantino e Corinthians tinham um jogador vestindo esta camisa. Até a publicação deste texto, o Flamengo ainda não havia se pronunciado oficialmente sobre o assunto.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias