VIRADA DO ANO

Maranhense participa pela 4ª vez da São Silvestre

A atleta Alekssandra Gomes estará representando o Maranhão na corrida de rua mais tradicional do Brasil. A veterana já correu maratonas dentro e fora do país.

(Foto: Samartony Martins)

O Maranhão estará presente na 96ª Corrida de São Silvestre. A atleta maranhense Alekssandra Gomes, 50 anos, conhecida carinhosamente pelo apelido de “Folhinha”, correrá pela quarta vez a corrida mais tradicional do Brasil. “Essa é a quarta vez que corro a São Silvestre. Já me sinto feliz em só abrir a bandeira do Maranhão em São Paulo. Saber que tem uma campeã do Maranhão lá correndo com outros atletas do mundo me honra muito. Espero que faça uma boa prova. Estou com o pensamento bastante positivo e que tudo dê certo”, afirmou “Folhinha”.

A atleta que começou a correr aos 10 anos, na cidade de Pinheiro, contou a O Imparcial que ganhou o apelido por ser “magra e leve como uma folha de uma planta” durante uma de suas viagens para correr na São Silvestre junto com os amigos de treino do Grupo Corpas com quem corre no Parque Bom Menino.

Questionada sobre como é correr na São Silvestre, a atleta afirmou que é uma emoção que não dá para descrever com palavras, e que só quem corre a São Silvestre sabe a adrenalina e a mistura de sentimentos que ela provoca. “Ver toda aquela movimentação dos atletas, da logística, das pessoas que saem de suas casas para correr ou para acompanhar a corrida é emocionante. É uma sensação que não dá para falar. Tem que correr para sentir o que é a energia da São Silvestre”, enfatizou a corredora.

Além da São Silvestre, “Folinha” já participou de outras competições de atletismo importantes, como a Maratona de Amsterdã, na Holanda, e a maratona de Santiago, no Chile, sempre levando o nome do Maranhão por meio dos circuitos de corrida de rua fora do Brasil. Apesar de ser uma atleta profissional, Alekssandra revelou que não correrá no pelotão de elite da São Silvestre, e que a mesma estará junto com os demais apaixonados pela corrida de rua. “Eu não tenho patrocinadores para que eu possa participar de outros circuitos de corrida, tanto no Brasil, quanto fora do país. Todas que eu participo tenho que custear do meu próprio bolso, fazer atletismo é um esporte caro. Mas estou feliz em poder representar o nosso Maranhão”.

Competições nacionais e pelo interior do Maranhão

No Brasil, Aleksandra Gomes já participou de corridas em circuitos que acontecem anualmente nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Norte, Ceará, no Maranhão e em Brasília-DF. A corredora explicou ainda que sempre faz economia para participar das competições, pois sempre tem que arcar com os custos das passagens, hotéis e alimentação. “Não é fácil ser atleta no Brasil, imagina no Maranhão onde ainda não há uma cultura de apoiar quem vive de esporte! Infelizmente, essa é realidade, apesar de já ter melhorado bastante”, disse a atleta acrescentando que é preciso que os empresários da iniciativa privada junto com o poder público tenham a sensibilidade de apoiar por meio de patrocínio os atletas, pois o esporte é uma porta de transformação de vida. “Por isso sempre participo das corridas que acontecem aqui em São Luís, Morros, Pinheiro, Codó, Barreirinhas, Rosário e outros que eu não lembro no momento. Minha vida é correr”, revelou.

A atleta lembrou ainda que a pandemia atrapalhou seus treinos e participações em corridas no Brasil, e que teve que parar praticamente com  as atividades regulares nesses dois últimos anos. “Tive que dar uma parada por conta da Covid-19, mas eu penso que agora com a população vacinada e com a volta dos circuitos de rua, nós atletas teremos a oportunidade de voltar a correr. Espero que eu saia bem na minha participação na São Silvestre. Tenho treinado bastante para conseguir um bom resultado. Apesar da fase complicada por conta dessa pandemia, acredito que a nossa vida aos poucos vai voltar ao normal e vamos correr outras corridas boas como a São Silvestre”, disse Alekssandra Gomes que este ano (2021) completou 50 anos, afirmando que apesar da idade ainda está na pista. 

A largada da prova feminina da São Silvestre 2021 acontecerá às 7h40 (horário de Brasília) desta sexta-feira, último dia do ano.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias