SEGUNDONA

Seis clubes lutam para subir e sete tentam fugir da degola

Veja as dicas do matemático Manoel Martins sobre a situação do momento

Comissão técnica do Sampaio traça planos táticos ( Foto: Ascom/Sampaio)

Faltando cinco jogos para cada participante, apenas seis clubes brigam pelo acesso à Série A 2022, na campanha que realizam nesta Série B: Coritiba-PR, Botafogo-RJ e Avaí-SC têm maiores chances, além do Goiás que fecha o G4, e o CRB, que terminou a rodada em quinto. O Guarani melhorou sua posição na tabela de classificação e passou a ser mais um concorrente ao acesso. Esta é a previsão do matemático Manoel Martins.

Nos últimos dois anos (2020 e 2019), tivemos o primeiro colocado da série B com mais de 70 pontos, e o 4º colocado com 61. Em 2019, o Bragantino foi o primeiro com 75; Sport 58; Coritiba 66; e Atlético de Goiás 62 pontos. Ano passado, Chapecoense e América Mineiro marcaram 73 pontos. Juventude-RS e Cuiabá fecharam com 61 o acesso à Série B de 2021.

Cálculo

Provavelmente, os quatro clubes que terão acesso à Série A de 2022 não chegarão à marca de mais de 70 pontos, como aconteceu nos dois anos. Poderemos ter os classificados com uma diferença mínima entre os quatro, bem diferente do ano passado, quando o primeiro e segundo colocados fizeram 73, terceiro e quarto 71, isto é, 12 pontos a menos, acrescenta Martins.

Rebaixados

Na parte de baixo, o Brasil de Pelotas já está entre os rebaixados para a Série C de 2022. Vitória-BA e Confiança-SE também estão em perigo. Os números indicam que teremos um rebaixado com duas dezenas de pontos conseguidos (Brasil de Pelotas), dois na casa das três dezenas (Vitória e Confiança) ou três na casa das três dezenas (Vitória, Confiança e Brusque ou Ponte Preta). Caso Brusque e Ponte consigam ultrapassar as quatro dezenas de pontos, o 17º colocado, isto é, o primeiro rebaixado, terá a marca dos 42 pontos.

Quatro campeões

Entre os concorrentes ao título de campeão da série B da presente temporada, temos quatro clubes que já levantaram o título: Coritiba, em 2007 e 2010; Vasco em 2009; Goiás 2012, e Botafogo 2015. Portuguesa-SP e Joinville-PR já foram campeões da B, porém, nunca mais participaram da competição.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias