COVID-19

Presidente da FMF fala sobre protocolo para volta do público aos estádios

Entidade aguarda chegada da vacina contra o coronavírus e autorização das autoridades de saúde para colocar medidas em prática.

Presidente da FMF, Antônio Américo. Foto: Karlos Geromy

Com a participação de oito clubes, o Campeonato Maranhense 2021 tem início previsto para o dia 14 de fevereiro, com a realização de três partidas. As equipes já estão se planejando nos bastidores visando à disputa, que dará quatro vagas nacionais para a temporada seguinte. Uma das maiores expectativas dos clubes gira em torno da volta do torcedor aos estádios, haja vista que a venda de ingressos gera receita.

Em entrevista para a Rádio Timbira, o presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Antônio Américo, voltou a falar sobre um protocolo com medidas que permitam a liberação de público. No entanto, o dirigente frisou que isso depende das autoridades de saúde e, principalmente, do início da vacinação contra o coronavírus.

“Esperamos que essa vacinação chegue logo para que a população possa voltar ao normal. Já entregamos o protocolo para o Governo do Estado e agora vamos entregar para o novo titular da Semdel (Secretaria de Desportos e Lazer de São Luís). O nosso protocolo prevê um público de 30% a 50%, dependendo da capacidade dos estádios. Mas isso depende de a pandemia dar um pouco mais de espaço, para que a gente possa retornar ao normal no futebol”, disse Américo.

Por conta da pandemia, o Maranhense de 2020 foi suspenso em março e só retornou em agosto, com todos os jogos sendo realizados sem a presença de público. Na época, a FMF elaborou um protocolo e encaminhou para o poder público, no sentido de liberar a entrada dos torcedores nas decisões da competição. No entanto, o Governo do Maranhão alegou que não havia tempo hábil para discussão do tema e vetou a liberação.

O documento encaminhado pela Federação Maranhense de Futebol (FMF) para o Governo do Estado previa a presença do público limitada a 30% da capacidade dos estádios, espaçamento entre as cadeiras, utilização obrigatória de máscara e disponibilização de álcool em gel.  Além disso, não havia previsão da venda de ingressos em dias de jogos, para evitar grandes aglomerações no entorno dos estádios.

A primeira rodada do Estadual 2021 terá três jogos no dia 14 de fevereiro: Timon x Sampaio, Juventude x Iape e Pinheiro x São José. No dia seguinte, Moto Club e Imperatriz jogarão em São Luís.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias