Confira 7 curiosidades que talvez não saiba sobre a capoeira
O dia 3 de agosto é a data de quem ama e pratica a capoeira, é o dia do capoeirista
A capoeira é uma das manifestações cultuais mais fortes de nosso país, nesta segunda-feira (3) é o dia de quem tanto ama fazer a prática dessa luta misturada com dança e diversos outros elementos. Hoje é dia do capoeirista.
A capoeira tem suas origens no século 17, época quando ocorreram os primeiros movimentos de fuga e rebeldia dos negros escravizados. Mas é no século 19 que estão os primeiros dados e registros confiáveis e com descrições detalhadas sobre essa prática.
Existia uma hipótese de que a capoeira poderia ter surgido na África, porém acredita-se que tenha nascido mesmo no Brasil. Não importa o lugar, a capoeira se tornou simbolo de força e luta do povo negro brasileiro. A junção da dança, música, dramatização, brincadeira, jogo e espiritualidade tornaram ela uma expressão complexa, apaixonante, rica e cheia de curiosidades.
Separamos algumas dessas curiosidades que talvez você não saiba.
Curiosidades sobre a capoeira
1. O gol de bicicleta utilizado no futebol teve influência dos movimentos da Capoeira.
2. Havia prisão e trabalho forçado para quem fosse pego praticando capoeira na época da proibição, no Brasil República.
3. Nas rodas os capoeiristas jogavam sem manchar o branco de suas vestes e sem deixar cair o chapéu. Era considerado um bom jogador aquele que conseguisse sair da roda com o terno impecavelmente limpo.
4. Milhares de capoeiristas foram para a Guerra do Paraguai, pois havia sido prometida a liberdade no final do conflito àqueles que participassem da batalha.
5. Os capoeiristas eram contratados pelos políticos para bagunçar no dia das eleições. Enquanto as pessoas desviavam a atenção para a confusão dos capoeiras um indivíduo colocava um maço de chapas na urna ou na linguagem da época “emprenhava a urna”. Vencia as eleições o candidato que dispunha de maior número de capoeiras.
6. Os capoeiristas costumavam usar calças boca de sino e no período em que a capoeira ficou proibida por lei. A polícia para detectar os capoeiristas colocava um limão dentro das calças do indivíduo. Se o limão passasse pelas pernas e saísse pela boca das calças, a pessoa era considerada capoeirista.
7. Atualmente há aproximadamente nove milhões de praticantes de Capoeira no mundo, apenas 35% são mulheres.