Mulheres maranhenses em destaque no cenário esportivo nacional
Num passado mais recente, alguns nomes permanecem na memória dos maranhenses pela maneira como representaram muito bem o estado lá fora
Júlia Nina: atleta que faz a diferença
Julia Nina tem apenas 18 anos, mas sua história revela uma maturidade e um desempenho sem iguais na natação maranhense. Uma atleta que não mede esforços para estar entre as melhores do país, tanto nas piscinas como em águas abertas – nadando pelas maratonas Aquáticas.
Competindo desde os nove anos de idade, passou a acumular medalhas, troféus e títulos que muito honram as meninas e mulheres que ela representa no Maranhão e no Brasil.
Julia Nina, com o patrocínio da Equatorial Energia Maranhão e Governo do Estado – através da Lei de Incentivo ao Esporte, foi além dos seus sonhos. É a atual campeã regional nos 100m, 200m e 400m livres, 200m medley. Só em 2019 foi considerada a melhor nadadora da região Nordeste. Isso sem falar nas maratonas aquáticas que deram a ela os títulos de Campeã Brasileira Júnior nas modalidades de 5km e 10km, nunca alcançados por uma maranhense.
A excelente fase da atleta valeu a convocação para a Seleção Brasileira que irá defender o país no Campeonato Sul-Americano Absoluto de Maratonas Aquáticas na Argentina neste mês de março.
Tudo o que Julia Nina tem alcançado revela a força, a garra, a determinação, o empenho e o talento das nadadoras maranhenses, que muito honram o nosso Estado.