Fluminense-RJ é o adversário do Papão
Tricolor carioca vem a São Luís enfrentar o Moto Club pela Copa do Brasil.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na tarde desta quinta-feira (12) os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil 2020. Ao todo, 80 times conheceram seus adversários na rodada de estreia da competição, prevista para os dias 5 e 12 de fevereiro.
O Moto Club vai receber o Fluminense-RJ, no Castelão, e o Imperatriz joga em casa contra o Vitória-BA. Já o Sampaio Corrêa viaja para a cidade de Rio Brilhante, no Mato Grosso do Sul, aonde enfrentará o Águia Negra.
Nesta primeira etapa, a classificação será disputada em jogo único, com vantagem do empate para o clube visitante, melhor colocado de acordo com o Ranking Nacional de Clubes da CBF. Por exemplo: o Sampaio Corrêa terá a vantagem do empate para avançar para a próxima fase.
Na segunda fase, os mandos de campo já estarão definidos conforme o sorteio desta quinta, que também terá jogo único. Mas, em caso de empate, a disputa será nos pênaltis.
A partir das oitavas de final, entram na competição os clubes classificados para a Taça Libertadores da América (Flamengo, Athletico-PR, Santos, Palmeiras, Grêmio, São Paulo, Internacional e Corinthians) e os campeões da Brasileiro Série B (Bragantino), Copa do Nordeste (Fortaleza) e Copa Verde (Cuiabá).
Águia Negra?
Para a torcida do Sampaio Corrêa, o primeiro adversário é “ilustre desconhecido“. O Águia Negra tem sede na cidade de Rio Brilhante, distante 165 km de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. O tempo estimado do percurso da viagem entre as duas cidades é de aproximadamente 2h27min. Fundado em maio de 1972, somente em 2003 o clube saiu do amadorismo para disputar o Campeonato Sulmatogrossense, graças a uma decisão do TJD (Tribunal de Justiça Desportiva), que concedeu liminar em que determina a inclusão do União (Campo Grande), Ladário FC (Ladário) e Águia Negra.
Em 9 de maio de 2012, o Águia Negra sagrou-se bicampeão sul-mato-grossense após o empate em um gol na cidade de Naviraí contra o time local e outro empate, dessa vez sem gols, em seu estádio. A Principal Torcida Organizada do time é a Império Rubro Negro. Seu estádio, o Iliê Vidal, apelidado de Ninho d’Águia, tem capacidade oficial para 8.000 torcedores, mas já registrou um público recorde: 8.512.
História
A Copa Brasil foi reeditada no ano de 1989, com a participação apenas do campeão de cada estado. Hoje, o futebol maranhense participa com três participantes, campeão e vice do regional e outro de pontuação no Ranking da CBF. Antes, até o final da década de 60, a competição levava o nome de Taça Brasil entre as seleções de cada federação.