DECISÃO DO MUNDIAL

Chegou o dia do duelo mais aguardado do ano

Flamengo vai em busca do segundo título mundial de sua história contra um fortíssimo Liverpool, reeditando a decisão do torneio disputado em 1981, ao qual o Fla foi vencedor

Reprodução

Trinta e oito anos depois, Liverpool e Flamengo voltam a fazer uma decisão do Mundial Interclubes. A segunda versão do duelo vale pela décima sexta edição da Copa do Mundo de Clubes na versão da Fifa (Federação Internacional de Futebol). Será disputada no estádio Khalifa International, em Doha, neste sábado (21) de dezembro, a partir das 14h30 (horário de Brasília). Há quase quarenta anos, o Mundial promovia a reunião dos campeões da Europa e América do Sul também em confronto único. Os rubro-negros liquidaram os vermelhos com uma goleada de 3 a 0.

Desempenho do Liverpool

A derrota de 38 anos foi creditada à arrogância dos ingleses, que pareciam ignorar o potencial rubro-negro. A escalação que o técnico alemão Jurgen Klopp determinou para o jogo de quarta-feira, na semifinal contra o Monterrey, do México, vencedor da Liga dos Campeões da Concacaf, entidade que reúne as federações das Américas Central e do Norte, indica que esse cenário parece não ter se modificado.

Mesmo em um jogo eliminatório, o treinador optou por deixar de fora do time uma série de atletas considerados fundamentais. Nesse grupo estavam jogadores como Alexander Arnold, Roberto Firmino e Sadio Mané, que só foram acionados no segundo tempo quando as coisas se complicaram.

A vitória só foi conquistada nos acréscimos do segundo tempo. Aos 46 minutos, quando Klopp colocou em campo os melhores recursos que tinha em mãos, Alexander-Arnold deu assistência para Roberto Firmino colocou a bola na rede.

Em uma decisão de Mundial a expectativa é de que o treinador coloque todos os seus melhores jogadores em campo. No entanto, se seguir a mesma linha de revezamento que faz em confrontos em curto espaço de tempo no Campeonato Inglês, seria a vez de Mohamed Salah ficar de fora. 

Clima de revanche

Após 38 anos, Liverpool e Flamengo estarão frente à frente mais uma vez em suas histórias. Pela segunda vez, os clubes vão disputar a final do Mundial de Clubes. Em 1981, melhor para os cariocas, que ‘botaram os ingleses’ na roda’ com uma vitória por 3 a 0. Mas e em 2019, será que os reds vão conseguir sua vingança ou os rubro-negros vão repetir a história de quase quatro décadas atrás?

Há dúvidas em relação ao aproveitamento do defensor holandês Virgil van Dijk, considerado o melhor em sua posição na temporada passada. Fora de seu melhor condicionamento físico, sequer foi relacionado para o jogo das semifinais. Com as contusões dos zagueiros Matip e Lovren, que sequer viajaram para o Catar, Klopp precisou improvisar o lateral Joe Gomez na posição. A expectativa é de que Van Dijk seja escalado para a decisão.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias