ESPORTE

Maranhense árbitro do Open Paris Karatê

Pedro Almeida Filho realizará sonho no Open Paris

Reprodução

O sonho de estar presente em eventos de nível mundial é comum entre a maior parte dos atletas, e o servidor público Pedro Almeida Filho foi um dos que puderam realizar esse sonho. Chefe do Departamento de Esporte Educacional da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel), o karateca foi convidado para arbitrar o Open Paris Karatê, em Paris, no mês de janeiro.

Considerado uma das principais Premiers League da categoria, o evento é como uma Copa do Mundo dentro do karatê. “Hoje, com a entrada do Karatê nas Olimpíadas, a busca pelas Premières League se tornaram ainda maiores, pois, para os atletas, a pontuação no ranking mundial torna o evento ainda mais atrativo”, contou o servidor.

A competição ocorreu entre os dias 25 e 27 de janeiro, no Stade Pierre de Coubertin, e traz na bagagem a presença de árbitros de renome mundial. “É muito gratificante. Primeiro a gente parte do apoio em casa, das academias. Eu, inclusive, fui bolsa atleta pela Sedel, e esse apoio é muito importante. De árbitro estadual a árbitro nacional, nossa credencial vai crescendo. Hoje a WKF (World Karate Federation) faz um crivo muito grande para estar nesse grupo de árbitros que atuam de forma mundial”, destacou Pedro.

Ele afirma que a construção da atividade como árbitro coincide com o incentivo à prática esportiva. “Eu tenho me dedicado bastante, pois sou árbitro internacional desde 2013 e a meta é poder estar nas Olimpíadas. Para atletas que não conseguiram chegar em nível mundial, a chance de ser árbitro se torna uma inspiração para os outros atletas do mesmo local, para que eles saibam que são capazes de chegar até mais longe que eu cheguei”, disse.

VER COMENTÁRIOS
MOSTRAR MAIS