Lançamento do JEMs 2017 conta com presença de medalhista olímpico
A cerimônia de lançamento dos Jogos Escolares Maranhense, foi realizada para promover a integração entre escolas e atletas, além de consolidar o significado dos jogos aos estudantes
Em grande estilo, os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) 2017 foram lançados oficialmente nesta sexta feira (7), para centenas de alunos, professores, gestores municipais, e autoridades do estado. O evento foi realizado no Auditório Joaquim Gomes de Souza do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). A presença do medalhista de bronze Arthur Nory foi uma das atrações do programa.
Com objetivo de incentivar a pratica do esporte no estado, a cerimônia de lançamento da maior competição esportiva do Maranhão contou com diversas atrações musicais e apresentações de equipes de ginastica rítmica e artística. E para dar as boas-vindas a JEMs, o evento contou com a presença do convidado de honra, o atleta brasileiro de ginástica artística, Arthur Nory, medalhistas de bronze no solo nas Olimpíadas Rio 2016.
O ginasta brasileiro acredita que os JEMs é um ponto impar na vida dos estudantes que sonham em ingressar na carreira de atleta profissional. “Eu acredito que os Jogos Escolares vão proporcionar muita coisa boa para todos os estudantes. Eu vejo esse incentivo do governo do estado e da secretaria de esporte, como uma opção muito bacana para todos, principalmente aqueles que sonham em se tornar atletas profissionais”, disse o ginasta.
Para finalizar o atleta deixou uma mensagem de incentivo a todos os alunos que almejam bons resultados nos jogos. “Gostaria de deixar uma mensagem para vocês alunos que sonham bons resultados como atletas. É necessário foco e objetivo, fazer as coisas com excelência e dedicação que com certeza o resultado será este, pense nisto”, pontuou Nory ao mostrar a medalha conquistada nas Olimpíadas.
Quem também se fez presente na cerimônia e foi muito ovacionando pelos participantes foi o professor de educação física, Dimas Araújo, idealizador do JEMs, no ano de 1972. O aposentando de 88 anos expressou o sentimento de alegria em ver a que proporções o pequeno projeto tomou.
“Eu estou me sentindo realizado, estou vendo agora a extensão dos Jogos Escolares Maranhense, poder ver a quantidade de crianças participando do evento, me faz perceber que está acontecendo exatamente como sonhei, apesar de eu achar que nunca iria chegar a esse ponto. O meu objetivo sempre foi levar o esporte ao maior número de crianças possíveis, e vejo que através dos JEMs isso está se concretizando”, afirmou o professor.
A 45ª edição JEMs teve o número recorde de municípios inscritos, 107 até o momento, a competição envolve anualmente, estudantes e professores de escolas das redes públicas estaduais, municipais e privadas de municípios maranhenses. “Os Jogos Escolares Maranhenses constituem um evento de grandes proporções e que já marcou muitas gerações nesses 45 anos, formando atletas e promovendo a inclusão social”, disse o secretário de Estado do Esporte e Lazer, Márcio Jardim
São muitos anos de histórias de incentivo à prática esportiva nas escolas do Maranhão. Esta edição dos jogos contabiliza a importante conquista de inscrições de 20 cidades que participarão pela primeira vez da competição: Bequimão, Senador La Rocque, São Vicente Ferrer, Boa Vista do Gurupi, Brejo de Areia, Paulino Neves, Olho D’Água Cunhãs, Belágua, Godofredo Viana, Pio XII, Governador Archer, Conceição Lago Açu, São Raimundo das Mangabeiras, Presidente Sanrney, Paulo Ramos, São Domingos do Azeitão, Vitória do Mearim, Santa Filomena, Alto Parnaíba e Formosa da Serra Negra.