SUB-20

Seleção Brasileira Feminina volta às quartas da Copa do Mundo

Equipe nacional empatou com a Suécia por 1 a 1 e garantiu a classificação para a próxima fase do torneio. No primeiro confronto do mata mata, enfrentará o Japão

Oito anos depois, de volta às quartas de final da Copa do Mundo de Futebol Feminino Sub-20. Em confronto direto diante da Suécia pela segunda colocação do Grupo A, pela terceira e última rodada da primeira fase da competição, a equipe canarinho ficou no empate em 1 a 1, na Papua-Nova Guiné, e garantiu a classificação para a próxima fase do torneio. A última vez em que a Canarinha havia alcançado a fase de mata-mata da competição foi em 2008. Quando caiu justamente nas quartas de final, derrotada pela Alemanha por 3 a 2, na cidade de Temuco, no Chile. A Suécia chegou a sair na frente no placar, mas esbarrou em um Brasil prezando pelo jogo ofensivo e superior dentro das quatro linhas. Aos 45 minutos do segundo tempo, equipe chegou, inclusive, a ter dez finalizações a mais na partida, com 15 a cinco no placar do fundamento.
 
 
Ainda que com a vantagem do empate, a postura adotada pelo Brasil em campo foi de um time ofensivo. Obteve a primeira chance clara de gol e teve ainda uma segunda com Gabi Nunes, aos seis minutos, após cobrança de escanteio. No entanto, foi a Suécia que largou na frente, com a marca de Blackstenius, um minuto depois. Sem se abater, as brasileiras seguiram pressionando. Assistiram Gabi Nunes desperdiçar mais uma, duas chances até, finalmente, balançar as redes adversária com um cabeceio, após cruzamento de Brena.
Segura com o resultado necessário, para o segundo tempo, o esquema tático da equipe, diferente do que poderia ser esperado, não se modificou. Jogo ofensivo. Até o apito final, as suecas ainda sofreram com as tentativas de Duda, Gabi Nunes e Geyse. Que não conseguiram, entretanto, garantir uma vitória para a canarinha. No setor defensivo brasileiro, a goleira Carla foi exigida somente em uma oportunidade na etapa final, aos 17 minutos, quando Anvegard tentou marcar de cobertura e a arqueira deu um tapa por cima para evitar o gol.
 
Fazendo história
 
Responsável pelo tento da classificação, a atacante Gabi Nunes ressaltou a importância da conquista. Mas mantém os pés no chão em busca de um resultado positivo diante do próximo adversário. “Para as quartas de final avançam as melhores equipes, é uma nova competição agora. Temos que aproveitar e comemorar a classificação, mas quando acordar já pensar no Japão, que é uma equipe muito forte”, analisou. “Estamos fazendo história. É um momento especial, trabalhamos bastante para isso, mas não é aqui que a gente quer chegar, queremos ir até a final, passo por passo, e continuar fazendo história”, completou a camisa 10 Laís.
 
Pelas quartas de final, o adversário do Brasil será a Seleção do Japão, primeira colocada do Grupo B. As equipes se enfrentam na próxima quinta-feira, às 7h30 (horário de Brasília).
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias