O mundo, e em especial o Brasil, acordou em luto na manhã desta terça-feira, 29, após a confirmação da queda de um avião da companhia aérea Lamia, nas proximidades da cidade de Medellím na Colômbia, vitimando fatalmente 76 pessoas, entre jogadores e equipe técnica do time catarinense Chapecoense, tripulação e jornalistas convidados.
Esta, entretanto, não é a primeira vez que um acidente abala times inteiros.
1949 – O pequeno trimotor Fiat G.212, que levava a equipe italiana do Torino chocou-se contra a parede de trás da Basílica de Superga, nas proximidades da cidade de Turim. No acidente, 42 pessoas morreram, entre elas 18 jogadores, funcionários do clube, jornalistas e tripulantes;
1958 – Oito jogadores do Manchester United, seu técnico e dois dirigentes do clube inglês morreram quando o avião que os transportava caiu em Munique, na Alemanha. Dos 44 passageiros abordo da aeronave, 23 morreram. No mesmo avião estava Sir Bobby Charton, que sobreviveu para anos mais tarde se tornar uma lenda do futebol inglês;
1970 – Todas as jogadoras da seleção feminina de vôlei de Porto Rico morreram na volta de um jogo na República Dominicana. O avião, da companhia Dominicana de Aviación, caiu no mar poucos segundos depois da decolagem. Além das 10 jogadoras, mais 104 pessoas morreram;
1972 – Um avião da Força Aérea do Uruguai, modelo Fairchild F-227, que levava a equipe de rúgbi Old Christimas, caiu na cordilheira dos Antes em outubro. Dos 42 passageiros, 16 sobreviveram logo após a queda. O resgate só chegou em 21 de dezembro do mesmo ano, obrigando os sobreviventes a comer os restos de seus colegas mortos para sobreviver os 72 dias entre a queda e o resgate.
1987 – Um avião da Marinha de Guerra do Peru, modelo Fokker 27, que havia sido fretado pelo time de futebol Alianza Lima caiu no oceano Pacífico, próximo á costa peruana, e cerca de 10km de distância do aeroporto. Todos 54 passageiros morreram, apenas o piloto da aeronave sobreviveu.
1993 – Um acidente com o avião militar da Zâmbia vitimou fatalmente todos os membros da seleção de futebol do país. Eles estavam viajando de Port Louis (Ilhas Maurício) para Dacar (Senegal). Port Louis (Ilhas Maurício) para Dacar (Senegal).
2011 – Dos 37 integrantes do time de hóquei sobre o gelo Lokomotiv, da Rússia, morreram na queda do avião em que viajavam de Yaroslav para Minsk. Sobreviveram um jogador e um tripulante. Alexandr Galímov faleceu pouco tempo depois devido às graves queimaduras, que atingiam 80% de seu corpo.