A Delegação do Maranhão conquistou mais seis medalhas no último dia de disputas das Paralimpíadas Escolares 2016, evento que reúne paratletas com idade escolar (12 a 17 anos) de todo Brasil. Os paratletas maranhenses somaram ganharam uma medalha de ouro, três de prata e duas de bronze, todas pela modalidade Atletismo.
A medalha de ouro foi alcançada pelo então favorito na prova do lançamento de dardo, o atleta Tiago Reis, 16 anos, que já detém inúmeras vitórias nessa prova em edições anteriores das Paralimpíadas Escolares. “Eu agradeço a todos que sempre acreditaram em mim. Levo para casa uma medalha, resultado da minha dedicação diária pelo esporte”, disse Tiago.
Na prova dos 100 metros rasos, os maranhenses Pedro Nunes, 12 anos, e Gabriel Pereira, 17 anos, medalharam na prata e Gabriel Tavares, 13 anos, obteve o bronze. “É uma alegria sem tamanho. Um sorriso no rosto que o dinheiro não paga. É um sonho realizado”, relatou Concita Ribeiro, mãe do paratleta Pedro Nunes, que participou pela primeira vez da competição.
Os estudantes Marcos Lindoso, 13 anos, e David Sena, 14 anos, também representaram o Maranhão de forma ilustre nos jogos. Nos 800 metros rasos, Marcos foi o segundo melhor velocista e levou a prata. Já David teve um bom resultado no Salto em Distância e trouxe a medalha de bronze para casa.
As Paralimpíadas Escolares são organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e na edição deste ano contam com o apoio do Governo de São Paulo. Para participar da competição, a Delegação do Maranhão contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel).