COPA DO NORDESTE 2018

Polêmica sobre representante do Ceará pode ser estopim para mudanças

Dez clubes da região já mostraram concordar com nova fórmula da Copa do Nordeste com menos times (reduzir de 20 para 16) e acesso e descenso

A polêmica sobre o segundo representante cearense na Copa do Nordeste, com a desistência do Uniclinic e posteriormente do Guarany de Sobra e do Guarani de Juazeiro para a inclusão do Ceará, pode ser o estopim para a mudança da competição em 2018. Considerado o “G7” do Nordeste, Bahia, Vitória, Sport, Santa Cruz, Náutico, Ceará e Fortaleza já se manifestaram favoráveis à diminuição do número de participantes (de 20 para 16), com a distribuição das vagas seguindo inicialmente o ranking da CBF. Além disso, outra possível mudança seria a criação de uma Série B regional.
Um dos mais chateados com a desistência de última hora do Uniclinic na edição de 2017, o vice-presidente do Santa Cruz, Constantino Júnior, voltou a defender a mudança no formato da Copa do Nordeste, após o sorteio dos grupos da próxima edição, ocorrido em João Pessoa.
“Essa desistência mal explicada do Uniclinic foi o tiro de misericórdia. A gente passa a repensar esse critério de classificação até porque existe uma ideia de valorização da Copa do Nordeste e enfraquecimento dos estaduais, mas a partir do momento que o estadual classifica para o regional fica difícil de entender. É até paradoxal. A gente espera que esses novos critérios que foram solicitados em algumas reuniões sejam retomados”, destacou Tininho.
Ainda segundo o dirigente coral, além dos times do “G7”, América-RN, ABC e Botafogo-PB também já são favoráveis a alteração na fórmula de disputa para 2018. “Com 10 clubes já se forma a maioria do colégio que vota as decisões da Liga. Esperamos que as federações e a própria CBF tenham sensibilidade e entendam a seriedade dessa competição e não deixem a credibilidade dela cair por água abaixo”, finalizou Tininho.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias