Etapa infantil

Maranhenses ganham cinco medalhas nos Jogos da Juventude

Atletas conseguiram uma medalha de prata e quatro de bronze na edição 2016 dos Jogos Escolares da Juventude, na capital da Paraíba

A Delegação do Maranhão fez bonito na edição deste ano dos Jogos Escolares da Juventude. Os representantes do estado no maior evento estudantil esportivo do Brasil faturaram cinco medalhas na etapa infantil (12 a 14 anos) nas disputas pelo atletismo, judô, badminton e futsal. A competição foi realizada em João Pessoa, Paraíba, de 20 a 29 de setembro, e reuniu 184 atletas, professores e dirigentes maranhenses que conquistaram uma medalha de prata e quatro de bronze.
“A Sedel, com grande alegria e satisfação, agradece a todos os integrantes da Delegação Maranhense que participaram dos JEJ 2016, especialmente aos alunos atletas. Os resultados foram satisfatórios e atingiram os objetivos propostos, que é promover a integração entre os atletas do Maranhão com outros estudantes, estimulando o espírito de igualdade, justiça e confraternização, possibilitando o enriquecimento e a troca de experiências, por meio da interação com outros contextos sociais, esportivos e culturais, valorizando as diferenças e as diversidades”, celebrou Joslea Rodrigues, secretária adjunta de Esporte Educacional.
A primeira medalha do Maranhão nos JEJ 2016 foi da aluna atleta Hellen Pereira, do Colégio Batista, do município de Codó, que garantiu a medalha de prata na prova do Salto em Altura, da modalidade atletismo. “Estou muito feliz, pois é meu primeiro ano de disputa nos JEJ e já conquistei uma medalha importante para o meu estado”, disse emocionada a maranhense, que conquistou a medalha saltando no Estilo Tesoura.
Maranhenses nos jogos escolares da juventude
A segunda vitória da Delegação na disputa foi no judô. Pela categoria “torneio por equipe”, os judocas maranhenses Tiago Rogério Silva Teles, Ranieri Vieira de Carvalho Segundo, Luis Fernandes Rios, Arieysson Jorge Ferreira Silva, Rubens Santos Oliveira, Abraão Igor Silva Nogueira, Pablo Henrique Morais e Thaliuson Silva Filgueiras alcançaram a tão sonhada vitória no tatame.
“Foi muito difícil a competição. Nós treinamos muito desde o começo do ano, mas os outros atletas se esforçaram muito também. Com muita coragem, damos o nosso melhor e chegamos ao pódio”, destacou Tiago Teles. Para Ranieri Carvalho Segundo, que participa pela primeira vez dos JEJ, a disputa foi uma experiência inesquecível. “A emoção nos contagiou a cada luta, a cada suor. Uma experiência que jamais vou esquecer”, comentou.
No penúltimo dia de disputa das modalidades individuais, os atletas do badminton deram um show de talento e conquistaram duas medalhas de bronze. Na categoria Dupla Mista, os maranhenses Kléber Zaidan, 14 anos, do Colégio Pedro Falcão Lopes, e Ana Luísa Leite, 13 anos, da Escola Urbano de Souza Martins, ambos do município de Timon, venceram as duplas do Pará, Rio de Janeiro e Mato Grosso, garantindo uma medalha de bronze na disputa. Nas duplas masculinas os alunos Victor Souza da Silva e Kleber Zaidan de Carvalho Silva, sob o comando do técnico é Flaubert Oliveira Lima, alcançaram a segunda medalha de bronze na modalidade.
“Estou muito feliz em ter conquistado essa medalha, que veio do meu trabalho, esforço e talento que tenho no badminton. Viemos com expectativa de conquistar uma medalha e subir ao pódio. Nossa meta foi alcançada”, disse Ana Luísa. “Gostei muito de ter ganhado duas medalhas de bronze. Além de ser muito importante para o meu estado, essa vitória mostra que estou melhorando a cada ano de competição”, comentou Kleber, que treina badminton há quatro anos na cidade de Timon.
Maranhenses nos jogos escolares da juventude
Pela modalidade do futsal feminino, o Maranhão conquistou a sua última medalha nos JEJ 2016. O colégio Duque de Caxias, do Município de Imperatriz, derrotou, com o placar de 4 a 2, as meninas da escola Enéas Ferreira Nobre, do estado do Ceará, garantindo mais uma medalha de bronze.
“O Caminho para a vitória foi difícil. No primeiro dia de competição as nossas atletas venceram em uma partida emocionante o time do Colégio ágape, de Rondônia, por 3 a 0. Em seguida, mostraram superação e excelente rendimento, derrotando outras boas equipes até chegar à vitória”, disse o técnico Sandow Feques.
A etapa infanto (15 a 17 anos) dos Jogos Escolares da Juventude 2016 acontecem no período de 10 a 19 de novembro, em João Pessoa/PB.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias