404 ANOS

De São Luís Para Olimpíadas; Iziane Castro e Ana Paula

Duas atrelas de São Luís, que nasceram no bairro da Liberdade, representaram o Brasil nos jogos Olímpicos do Rio 2016

Em 2016 a cidade de São Luís completa 404 anos de fundação. Neste ano o Brasil sediou os Jogos olímpicos, no Rio de Janeiro, e como diz um ditado popular: “tem maranhense em todo lugar” – dos 465 integrantes da delegação brasileira que participou dos jogos, cinco são do Maranhão e duas da nossa capital.
Elas – Iziane Castro e Ana Paula – são as mais famosas entre os maranhenses que participaram das Olimpíadas. Delas esperávamos medalhas, pois iria coroar a participação das ludoviscenses.
Mas infelizmente não veio. Por outro lado o que pudemos observar foi garra e coragem de Iziane e Ana Paula. Em quadra, as duas carregaram as seleções brasileiras de basquete e handebol.
O que chama a atenção entre as duas atletas é que são do mesmo bairro: Liberdade.
Iziane deixa a Seleção de basquete
O legado de Iziane ficou nas Olimpíadas do Rio. Com 34 anos, a ala-armadora disputou várias competições internacionais com a camisa da seleção, além de participação na WNBA, a versão feminina do maior basquete mundial dos EUA.
Iziane afirmou que não joga mais por clubes e que a Olimpíada seria sua última competição oficial com a camisa da Seleção. Nos jogos da equipe, ela apresentou médias de 14,2 pontos e 3,8 rebotes. sua possível substituta deverá ser Tati Pacheco. Agora a ludoviscense, nascida e criada no bairro da Liberdade tenta a vida política, onde se candidatou a vereadora em são Luís.
Um dos maiores feitos de Iziane foi a conquista da LBF 2015/2016 pelo Sampaio Basquete.
Ana Paula fica no quase!
Ana Paula
O fatídico dia 16 de agosto será lembrado na memória de Ana Paula. Também nascida no bairro da Liberdade, Ana Paula fez carreira na Europa, onde continua jogando. Neste ano, antes das Olímpiadas, ela foi eleita a melhor atleta de handebol do ano no Prêmio Brasil Olímpico, evento promovido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que premia o melhor de cada modalidade.
Mas como os jogos do Rio era o foco, a central da seleção brasileira esta de olho no ouro. Com uma campanha quase perfeita na fase de grupos, a ludoviscense da Liberdade comandava as meninas em quadra, mas por força do destino encontrou pela frente a Holanda, nas quartas de final. O jogo foi duro e as meninas foram derrotadas por 32 a 23 e o sonho do ouro Olímpico ficou para 2020. Ana Paula tem 28 anos e ainda tem idade para disputar mais um Jogos Olímpicos. Esperamos ter mais atletas da capital nas Olimpíadas!
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias