Com duas medalhas de bronze (1996 e 2008) e três de prata (1984, 1988 e 2012), a Seleção Brasileira inicia nesta quinta-feira, contra a África do Sul, às 16h, no Estádio Mané Garrincha, sua caminhada em busca do ouro olímpico, único título que falta ao futebol nacional. Além de jogar diante da torcida, o time verde-amarelo assume a condição de favorito ao título porque conta com um grupo mais forte, apostando em jogadores que atuam na Europa, casos de Marquinhos, Felipe Anderson e Neymar, e outros que estão a caminho: Gabriel Jesus foi negociado com o Manchester City por R$ 120 milhões e Gabigol está perto de se transferir para a Juventus, da Itália.
Treinador das categorias de base do Atlético até o começo do ano passado, o baiano Rogério Micale assume a responsabilidade de levar a equipe ao primeiro lugar e se mostra confiante no sucesso do trabalho: “Meus jogadores sabem se adaptar bem aos mais variados tipos de situação e acredito que tivemos bom rendimento contra escolas africanas nos amistosos. A estreia é sempre muito nervosa e não vai ser diferente nestes Jogos Olímpicos. Mas é importante passar bem por ela”.
Mesmo entre os mais jovens, a pressão de vencer em casa não prejudicará o desempenho do Brasil. “A Seleção Brasileira é sempre muito mais forte jogando em casa e todos sabem da importância de ganhar esta medalha de ouro. Os mais experientes estão apoiando os mais jovens e todos estamos muito focados no duelo de estreia. Se a torcida chegar junto conosco, vai ser muito complicado bater o Brasil”, avalia o atacante santista Gabriel, de 19 anos, que está perto de se transferir para a Juventus.
Destaque do Atlético-PR no Campeonato Brasileiro, o goleiro Wéverton assume a vaga de titular no lugar de Uilson. Ele foi convocado há cinco dias devido ao corte de Fernando Prass, que sofreu lesão no cotovelo direito. Outra novidade em relação à vitória no amistoso contra o Japão por 2 a 0, em Goiânia, será a entrada do armador Renato Augusto na vaga de Rafinha, que fica como opção no banco de reservas.
DERROTA EM 2000
A África do Sul já pregou uma peça no Brasil em 2000, nos Jogos de Sidney, com vitória por 2 a 1 na fase de classificação, com destaque para o atacante Benny McCarthy. Na preliminar do confronto de hoje com os africanos, Iraque e Dinamarca se enfrentam às 13h.
DUELOS DESTA QUINTA-FEIRA
Grupo A – Mané Garrincha (Brasília)
13h Iraque x Dinamarca
16h Brasil x África do Sul
Grupo B – Arena da Amazônia (Manaus)
19h Suécia x Colômbia
22h Nigéria x Japão
Grupo C – Fonte Nova (Salvador)
17h México x Alemanha
20h Fiji x Coreia do Sul
Grupo D – Itaquerão (São Paulo)
15h Honduras x Argélia
18h Portugal x Argentina