ESPORTE

Saiba como o Brasil se saiu nas últimas olimpíadas

Em Atenas, em 2004, o Brasil conquistou cinco medalhas de ouro. Já em 2000, em Sidney, nenhum atleta conseguiu o tão sonhado ouro

Faltando alguns dias para encerramento de mais uma olimpíada, a que tem o Rio de Janeiro como sede, o Brasil até o momento conseguiu 11 medalhas, sendo três de ouro, quatro de prata e quatro de bronze, ocupando a 15º lugar. A meta do Comitê Olímpico Brasileiro é que o país termine os jogos entre os dez melhores colocados.
Um dos últimos destaques desta Olimpíada foi o baiano Robson Conceição, que conquistou na última terça-feira, dia 16, o primeiro ouro olímpico da história do box brasileiro ao derrotar o francês Sofiane Oumiha.
Em comparação às Olimpíadas de Londres (2012) e Pequim (2008) o país teve uma leve evolução nos jogos quando se trata de medalhas de ouro. Até manhã  de quarta-feira foram conquistados três títulos máximos, já se igualando a competições passadas.
Londres 2012 22ª posição17 medalhas 03 de ouro, 05 de prata e 09 de bronze
Pequim 2008 22ª posição 15 medalhas 03 de ouro, 04 de prata e 08 de bronze
Atenas 200416ª posição10 medalha 05 de ouro, 02 de prata e 03 de bronze
Sidney 200052ª posição12 medalhas 06 de prata e 06 de bronze
Atlanta 199625ª posição15 medalhas 03 de ouro, 03 de prata e 09 de bronze

  

Londres (2012)

O Brasil deixou Londres com um total de 17 medalhas, ocupando a 22ª posição no ranking geral dos Jogos. Três vitórias representaram ouro, como a da Seleção Feminina de Vôlei e as de Sarah Menezes, do judô feminino, e de Arthur Nabarrete Zanetti, da ginástica artística masculina. O Brasil levou cinco medalhas de prata e nove de bronze.

Pequim (2008)

Em 2008, com jogos realizados na cidade de Pequim (China), o Brasil ficou em 22º lugar no quadro de medalhas. Os atletas brasileiros conquistaram 15 medalhas durante os jogos. Foram três de ouro, quatro de prata e oito de bronze. As medalhas de ouro foram para Maurren Maggi (salto em distância), César Cielo (natação 50m livre) e para a Seleção Feminina de Vôlei.
Atenas (2004)

Já em 2004, em Atenas na Grécia, o Brasil recebeu um total de dez medalhas: cinco ouros, duas pratas e três bronzes. As medalhas de ouro foram para a Seleção Masculina de Vôlei e para os atletas Ricardo e Emanuel do Vôlei de Praia Masculino, Rodrigo Pessoa do Hipismo, Robert Scheidt e a dupla Torben Grael e Marcelo Ferreira, na Vela. O país deixou a Olimpíada em 16º lugar.

Sidney (2000)

Na austrália em 2000 o Brasil ficou em 52º lugar. O país não conquistou nenhuma medalha de ouro, mas levou para casa seis medalhas de prata e seis de bronze. Destaque para Vanderlei Cordeiro de Lima que esteve bem perto de inscrever seu nome na galeria dos grandes campeões da prova nobre dos Jogos Olímpicos, a maratona. No entanto, após ter percorrido 35 dos 42 quilômetros previstos, o brasileiro liderava a corrida, quando foi atacado pelo ex-padre irlandês Cornelius Horan. Ajudado por torcedores, seguiu correndo, conseguindo conquistar ainda, a medalha de bronze.

Durante o encerramento dos Jogos, foi anunciado que por seu feito, seu espírito esportivo em continuar na disputa, Vanderlei seria agraciado com a Medalha Pierre de Coubertin, concedida pelo COI para atletas que valorizam a competição olímpica mais do que a vitória.
Atlanta (1996)

Em 1996, no Estados Unidos, os atletas conseguiram ficar na 25ª posição, com três medalhas de ouro, três de prata e nove de bronze, totalizando 15 medalhas. Nesse ano, o Brasil ficou na frente de grandes países como Reino Unido e Coréia do Norte. Com destaques para Robert Scheidt (Vela) Torben Grael e Marcelo Ferreira (Vela) e para a dupla Jaqueline e Sandra (Vôlei de Praia).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias