Saiba como o Brasil se saiu nas últimas olimpíadas
Em Atenas, em 2004, o Brasil conquistou cinco medalhas de ouro. Já em 2000, em Sidney, nenhum atleta conseguiu o tão sonhado ouro
Por: O Imparcial
Faltando alguns dias para encerramento de mais uma olimpíada, a que tem o Rio de Janeiro como sede, o Brasil até o momento conseguiu 11 medalhas, sendo três de ouro, quatro de prata e quatro de bronze, ocupando a 15º lugar. A meta do Comitê Olímpico Brasileiro é que o país termine os jogos entre os dez melhores colocados.
Um dos últimos destaques desta Olimpíada foi o baiano Robson Conceição, que conquistou na última terça-feira, dia 16, o primeiro ouro olímpico da história do box brasileiro ao derrotar o francês Sofiane Oumiha.
Em comparação às Olimpíadas de Londres (2012) e Pequim (2008) o país teve uma leve evolução nos jogos quando se trata de medalhas de ouro. Até manhã de quarta-feira foram conquistados três títulos máximos, já se igualando a competições passadas.
Londres 2012
22ª posição
17 medalhas
03 de ouro, 05 de prata e 09 de bronze
Pequim 2008
22ª posição
15 medalhas
03 de ouro, 04 de prata e 08 de bronze
Atenas 2004
16ª posição
10 medalha
05 de ouro, 02 de prata e 03 de bronze
Sidney 2000
52ª posição
12 medalhas
06 de prata e 06 de bronze
Atlanta 1996
25ª posição
15 medalhas
03 de ouro, 03 de prata e 09 de bronze
Londres (2012)
Sarah Menezes foi ouro no judô feminino na Olimpíada de Londres (2012)
A Seleção Brasileira Vôlei Feminino também faturou a medalha de ouro na Olimpíada de Londres (2012)
O ginasta Arthur Zanetti foi um dos três medalhistas de ouro nas últimas Olimpíadas em Londres
O Brasil deixou Londres com um total de 17 medalhas, ocupando a 22ª posição no ranking geral dos Jogos. Três vitórias representaram ouro, como a da Seleção Feminina de Vôlei e as de Sarah Menezes, do judô feminino, e de Arthur Nabarrete Zanetti, da ginástica artística masculina. O Brasil levou cinco medalhas de prata e nove de bronze.
Pequim (2008)
Seleção Feminina de Vôlei
César Cielo conquista do ouro nos 50m livre nos Jogos Olímpicos de Pequim
Em 2008, com jogos realizados na cidade de Pequim (China), o Brasil ficou em 22º lugar no quadro de medalhas. Os atletas brasileiros conquistaram 15 medalhas durante os jogos. Foram três de ouro, quatro de prata e oito de bronze. As medalhas de ouro foram para Maurren Maggi (salto em distância), César Cielo (natação 50m livre) e para a Seleção Feminina de Vôlei.
Atenas (2004)
Seleção Masculina de Vôlei levou medalha de ouro em Atenas 2004
Torben Grael e Marcelo Ferreira ganharam medalha de ouro na vela nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004
Robert Scheidt comemora sua medalha de ouro na vela nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004
Rodrigo Pessoa na cerimônia de entrega da medalha de ouro no Hipismo
Ricardo e Emanuel Ricardo e Emanuel conquistaram o ouro no Vôlei de Praia Masculino
Já em 2004, em Atenas na Grécia, o Brasil recebeu um total de dez medalhas: cinco ouros, duas pratas e três bronzes. As medalhas de ouro foram para a Seleção Masculina de Vôlei e para os atletas Ricardo e Emanuel do Vôlei de Praia Masculino, Rodrigo Pessoa do Hipismo, Robert Scheidt e a dupla Torben Grael e Marcelo Ferreira, na Vela. O país deixou a Olimpíada em 16º lugar.
Sidney (2000)
Além do bronze, Vanderlei ganhou a medalha Pierre de Coubertin pelo espírito olímpico
Na austrália em 2000 o Brasil ficou em 52º lugar. O país não conquistou nenhuma medalha de ouro, mas levou para casa seis medalhas de prata e seis de bronze. Destaque para Vanderlei Cordeiro de Lima que esteve bem perto de inscrever seu nome na galeria dos grandes campeões da prova nobre dos Jogos Olímpicos, a maratona. No entanto, após ter percorrido 35 dos 42 quilômetros previstos, o brasileiro liderava a corrida, quando foi atacado pelo ex-padre irlandês Cornelius Horan. Ajudado por torcedores, seguiu correndo, conseguindo conquistar ainda, a medalha de bronze.
Durante o encerramento dos Jogos, foi anunciado que por seu feito, seu espírito esportivo em continuar na disputa, Vanderlei seria agraciado com a Medalha Pierre de Coubertin, concedida pelo COI para atletas que valorizam a competição olímpica mais do que a vitória.
Atlanta (1996)
Torben Grael e Marcelo Ferreira (Vela)
Robert Scheidt em Atlanta, em 1996
Jaqueline e Sandra (Vôlei de Praia) conquistaram a medalha de ouro para o Brasil em Atlanta (1996)
Em 1996, no Estados Unidos, os atletas conseguiram ficar na 25ª posição, com três medalhas de ouro, três de prata e nove de bronze, totalizando 15 medalhas. Nesse ano, o Brasil ficou na frente de grandes países como Reino Unido e Coréia do Norte. Com destaques para Robert Scheidt (Vela) Torben Grael e Marcelo Ferreira (Vela) e para a dupla Jaqueline e Sandra (Vôlei de Praia).