RIO 2016

Robson Conceição vence e está na final do boxe

A luta alucinante que colocou Robson Conceição na disputa pelo ouro da categoria peso-leve (até 60kg)

 A luta alucinante que colocou Robson Conceição na disputa pelo ouro da categoria peso-leve (até 60kg) do boxe olímpico terminou em confusão, na tarde deste domingo (14/8), na saída do Pavilhão 6 do Riocentro. Após os árbitros anunciarem a vitória por decisão unânime, houve um início de confusão entre as comissões técnicas do brasileiro e do cubano Lázaro Álvarez, com troca de empurrões e muita gritaria.
 
Apesar de aparentemente contida, a briga continuou metros depois, na entrada da zona mista, área onde os atletas dão entrevistas aos jornalistas na saída do ringue. Ainda revoltados com a decisão da arbitragem, preparadores do cubano provocavam a equipe de Conceição, que revidavam. No meio do entrevero, alguns jornalistas da ilha caribenha também passaram a gritar contra a comissão técnica do brasileira. Os responsáveis pela área tiveram de interceder.
 
“Não aceitaram a derrota, agora somos rivais. A gente (brasileiros e cubanos) era amiguinho quando perdíamos todas. Estamos incomodando”, comentou o treinador da Seleção Brasileira, Mateus Alves. A briga foi apenas um prosseguimento do clima visto no ringue. A vitória do lutador baiano veio embalado pelos gritos de “uh, vai morrer”, já tradicionais nas arenas do Rio de Janeiro.
 
Dia dos Pais
 
Com a vitória, Robson Conceição colocou o Brasil em sua segunda final olímpica da história no boxe – em Londres-2012, Esquiva Falcão ficou com a medalha de prata. A disputa pelo ouro está marcada para as 19h15 de terça-feira (16/8), no Pavilhão 6 do Riocentro. O adversário sairá logo mais, às 18h30, do combate entre o francês Sofiana Oumiha e o mongol Otgandalai Dorjnyambuu.
 
Questionado sobre o que fará nas próximas 48 horas, à espera da final, Conceição respondeu sem se alongar: “Descansar e concentrar”. O brasileiro, que havia prometido uma medalha à filha de 2 anos, Sophia, dedicou a vitória aos pais brasileiros. “É um dia especial para mim e espero que seja para vocês também, que estavam numa superexpectativa comigo. Essa vibração positiva está me fazendo chegar.”
 
A vitória da semifinal teve um gosto especial devido ao adversário – o cubano venceu o brasileiro na final do Mundial, em 2013. “Não gosto dele, muito marrento”, admitiu Robson, que evitou escolher um adversário favorito para o próximo combate, mas avisou: “Todos os atletas estão muito bem preparados, mas eu treinei muito mais do que eles”.
 
 
Classificado para a final, Robson Conceição dedicou , dedica resultado aos pais do Brasil e avisa: “Treinei muito mais do que os outros”
 
Antes de derrotar Álvarez, Conceição passou por dois asiáticos nas fases preliminares, o tajique Anvar Yunusov e o uzbeque Hurshid Tojibaev.
 
Mais Brasil
 
Outros dois lutadores brasileiros entraram no ringue na primeira sessão de domingo, mas com resultados ruins. Nas oitavas de final do peso-galo (até 56kg), Robenilson de Jesus enfrentou o americano Shakur Stevenson, 19 anos, e perdeu por decisão unânime. Nas quartas de final do meio-pesado (até 81kg), o azarão Michel Borges não resistiu ao cubano Julio Cesar La Cruz, tricampeão mundial.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias