Quais esportes você se lembra quando falam em Olimpíadas? Volêi, natação, ginástica rítmica são alguns dos queridinhos, mas, e quanto ao badminton? Rugby de Sete? Pentatlo Moderno? Já ouviu falar deles? Os Jogos Olímpicos Rio 2016 trazem uma grande variedade em modalidades. Ao todo, são 42 esportes, reunindo mais 10 mil atletas de 206 países diferentes. Vários atletas estão representando o Brasil com um ótimo desempenho em esportes que ainda são pouco conhecidos pelos torcedores brasileiros, mas que merecem nossa atenção e prometem muitas emoções nesses 17 dias de competição!
O pentatlo foi disputado pela primeira vez nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, em 708 A.C. O “moderno” do nome se refere às inovações trazidas pelo Barão Pierre de Coubertin, idealizador dos Jogos da Era Moderna, que fixou os “cinco atos” em esgrima, natação e hipismo e, numa segunda etapa, uma prova combinada de corrida e tiro esportivo. Em um esporte que exige múltiplas habilidades do atleta, os brasileiros podem concentrar suas fichas em Yane Marques. A pernambucana começou a praticar o esporte em 2003 e, já no ano seguinte, foi campeã nacional. Com o bronze em Londres 2012, ela se tornou a única medalhista olímpica do pentatlo moderno no hemisfério sul!
Onde: Arena da Juventude, Centro Aquático de Deodoro e Estádio de Deodoro (Parque Olímpico de Deodoro). Quando: 18 a 20 de agosto de 2016
Hóquei sobre grama
O hóquei sobre grama é uma boa opção para quem curte competições cheias de emoção e habilidade. Com gols, dribles, disputas de pênalti, o hóquei sobre grama tem partidas que lembram um jogo de futebol. Essa modalidade estreou nos jogos de Londres em 1908. São 11 jogadores em cada time que usam um taco para conduzir a bola até o gol do adversário. Vence quem fizer mais pontos em 60 minutos. Parecido com o futebol, não é?
Onde: Centro Olímpico de Hóquei (Parque Olímpico de Deodoro).
Quando: 6 a 19 de agosto de 2016.
Adestramento
O apelido não é exagero: cavalo e cavaleiro devem exibir perfeita sintonia em movimentos obrigatórios (como passos, trotes e galopes) e livres, de acordo com uma música de fundo e sem que o atleta emita qualquer som. Ah, e embora o atleta continue sendo uma pessoa (o hipismo é o único esporte em que homens e mulheres competem entre si, em igualdade de condições), o cavalo também tem status de estrela, recebendo massagens e até acupuntura. No Rio 2016, fique de olho na Alemanha, verdadeira rainha do adestramento, com 19 medalhas de ouro, 11 de prata e 9 de bronze nos Jogos.
Onde: Centro Olímpico de Hipismo (Região Deodoro).
Quando: 10 a 12 e 15 de agosto de 2016
Ginástica de Trampolim
A ginástica de trampolim é uma das modalidades mais novas incluídas nos Jogos Olímpicos. A modalidade estreou nos Jogos de Sidney em 2000.
As provas são realizadas em uma grande cama elástica (quase como aquelas que as crianças adoram), onde os atletas, homens e mulheres individualmente, devem realizar acrobacias no ar, em saltos que podem chegar a até oito metros de altura. Os saltos são julgados de acordo com a dificuldade, execução e tempo de voo durante as provas.
Onde: Arena Olímpica do Rio (Parque Olímpico da Barra).
Quando: 12 e 13 de agosto de 2016.
Canoagem Slalom
A canoagem slalom estreou na Olimpíada de Munique, em 1972, e promete trazer fortes emoções aos jogos no Rio de Janeiro. A bordo de canoas ou caiaques, os competidores enfrentam fortes correntezas e obstáculos em um percurso pré-estabelecido, vencendo quem completar o trajeto em menor tempo. Serão feitas provas individuais ou em dupla, sendo três masculinas e uma feminina.
Onde: Estádio de Canoagem Slalom (Parque Olímpico de Deodoro).
Quando: 7 a 11 de agosto de 2016.
Luta Olímpica
O nome engana: a luta é livre, mas nem tanto. O lutador deve derrubar ou imobilizar o adversário utilizando qualquer parte do corpo, mas não pode aplicar joelhadas, cotoveladas, estrangulamento, dedo no olho e puxar o cabelo. Apesar de ser um esporte exuberante em força e resistência, a aparência também é fundamental: os atletas devem manter os cabelos curtos, as unhas cortadas e a barba feita. No Rio 2016, os brasileiros poderão testemunhar um feito inédito não apenas na luta livre, mas em toda a história dos Jogos: se conquistarem o ouro, as atuais tricampeãs olímpicas Saori Yoshida e Kaori Icho, do Japão, se tornarão as primeiras mulheres a vencer a mesma prova olímpica quatro vezes.
Onde: Arena Carioca 2 (Parque Olímpico da Barra).
Quando: 17 a 21 de agosto de 2016
Rugby de 7
O rugby lembra um pouco o futebol americano, mas possui diferenças bem específicas, como a quantidade de jogadores, formato dos postes (as “traves” do rugby), o tipo de grama dos campos, etc. No Rubgy, dois times que avançam pelo campo passando uma bola oval de mão em mão ou chutando para o companheiro que esteja posicionado atrás no campo, nunca para frente.
Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, o esporte será disputado na modalidade chamada “Rugby de 7” (Ou “Rugby Sevens”, em inglês). Nesta modalidade, sete jogadores entram em campos e jogam durante dois tempos de sete minutos, com apenas um minuto de intervalo.
O Rugby foi parte das olímpiadas entre os anos de 1900 e 1924, fazendo seu retorno nos Jogos de 2016.
Onde: Estádio de Deodoro (Parque Olímpico de Deodoro).
Quando: 6 a 11 de agosto de 2016.