BASQUETE
Brasil perde para Croácia e se complica no grupo
Equipe brasileira teve oportunidades para vencer no fim do confronto, mas desperdiçou ataques em bolas de três no fim e perdeu por 80 a 76.
Após uma vitória com tons dramáticos sobre a Espanha, o time masculino de basquete do Brasil voltou a quadra nesta quinta-feira (11), contra a Croácia, em busca da segunda vitória nos Jogos Olímpicos. Mas não deu. Com vários erros ofensivos e diante de arremessos certeiros de três dos croatas, os brasileiros perderam por 80 a 76.
A vitória no duelo desta quinta-feira era importante, já que o principal intuito da seleção brasileira, além da classificação, é de fugir da quarta colocação, evitando o confronto contra os Estados Unidos já nas quartas de final.
O Brasil até começou bem. Chegou a estar a frente dos croatas nos minutos iniciais, mas cederam a virada no decorrer dos primeiros dez minutos, ficando em desvantagem por dois pontos. Isso parece ter feito com o que o time brasileiro sentisse o golpe. Com vários erros ofensivos e uma defesa proporcionando os chutes certeiros dos croatas, o time brasileiro foi para o vestiário com dez pontos de desvantagem, com 41 a 31.
Após o intervalo, o Brasil começou o terceiro quarto de forma avassaladora. Com quatro ataques consecutivos, o Brasil chegou a diminuir a desvantagem em quatro pontos. Entretanto, os croatas se recuperaram e mantiveram o controle do jogo e até aumentaram a vantagem para 11 pontos. Nos segundos finais, entretanto, Nenê fez dois pontos que deu ânimo à torcida, ficando nove pontos atrás do placar.
Tal ponto foi fundamental para que o Brasil entrasse de vez no jogo nos dez minutos. Com uma boa sequência de bolas de três de Guilherme Giovanonni e Alex Garcia e os erros ofensivos dos croatas, deixaram o time brasileiro a três pontos de empatar. Foram duas oportunidades de virar o confronto, mas os mesmos jogadores brasileiros que ajudaram a diminuir a vantagem dos croatas, erraram duas tentativas de três pontos, o que impediu a virada.
A partir daí, os croatas seguraram o resultado e impediram a segunda vitória brasileira nos Jogos, vencendo por 80 a 76, chegando a sua segunda vitória na competição – vitórias sobre Brasil e Espanha.
Na próxima rodada, o Brasil terá pela frente os argentinos, que venceram seus dois confrontos nos Jogos. Nas Olimpíadas de Londres, foram os hermanos que eliminaram o time brasileiro da competição, graças a uma excelente atuação de Luís Scola.
VER COMENTÁRIOS