PARA JEMS
Apae e Escema abrem disputas do Futebol de Cinco
A competição teve início com uma partida de futsal intelectual, com o duelo entre o time da Apae e o da Eney Santana
O Ginásio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Luís – (Apae) protagonizou as primeiras disputas dos Jogos Paralímpicos Escolares Maranhenses 2016 (ParaJEMs). A competição teve início com uma partida de futsal intelectual, com o duelo entre o time da Apae e o da Eney Santana, e logo em seguida, jogo do futebol de cinco, com dois times da Escola de Cegos do Maranhão (Escema).
No futsal, os alunos da Apae e da Eney Santana começaram os ParaJEMs com todo fervor. O time da Eney Santana saiu na frente marcando o primeiro gol do tempo, mas a Apae logo diminui a diferença conseguindo o empate. No segundo tempo, os atletas voltaram à quadra bem cansados, levando o jogo em banho-maria. Nos minutos finais o time da Eney Santana renovou suas forças e fez dois golaços: a disputa terminou com o placar de 3 a 1.
O técnico da Escola Eney Santana, professor Romário Pereira Sousa, destacou a importância do trabalho técnico de preparação dos alunos para as disputas dos ParaJEMs 2016. “O nosso trabalho tem o objetivo de incluir os alunos na maior competição estudantil do Maranhão. A gente vê o empenho deles e vem trabalhando para aperfeiçoar a performance de cada atleta em quadra. É muito bom e gratificante trabalhar com essa rapaziada”, disse Romário.
Em seguida, aconteceu a primeira partida válida pelo futebol de cinco, que contou com dois times da Escola de Cegos do Maranhão (Escema). As equipes fizeram um jogo equilibrado e emocionante desde os primeiros minutos. Com muita estratégia, os times fizeram um empate técnico de 2 a 2 gols.
“A gente faz um trabalho de iniciação esportiva com eles. Os dois times são as principais equipes dessa modalidade da escola, já competiram fora do estado, e agora estamos participando dos ParaJEMs. Dessa forma, podemos mostrar um pouco do futebol de cinco do Maranhão para o Brasil”, ressaltou Jailson Lindoso, técnico dos times da Escema.
Para o atleta, Aldízio Santos, 31 anos, da Escema, o jogo foi bem produtivo. “O jogo foi muito bom, bem participativo, as duas equipes atacaram e competiram de uma forma legal, espero que tenhamos melhor atuação no próximo jogo. Estou ansioso para a próxima partida”, comentou o atleta.
ParaJEMs 2016
Os ParaJEMs têm ao todo oito modalidades: atletismo, badminton, futebol de cinco (cegos), futsal (deficientes intelectuais), goalball, handebol (deficientes intelectuais), natação e tênis de mesa. De acordo com o coordenador da disputa dos ParaJEMs, professor José Henrique de Azevedo, o Mangueirão, a competição é um meio de integração do paratleta na sociedade.
“O objetivo da competição é estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as escolas do território maranhense, promovendo ampla mobilização em torno do esporte”, enfatizou Mangueirão.
VER COMENTÁRIOS