OFICIALIZADO
Surfe maranhense agora tem uma Federação
Estado ganha Federação Maranhense de Surfe e portas se abrem para eventos nacionais.
Os surfistas do estado estão mais fortes. O Maranhão ganhou a Federação Maranhense de Surf (FemaSurf), desejo de 30 anos dos atletas da Ilha. Agora, eles finalmente poderão contar com um órgão oficial que os represente em nível nacional.
No dia 17 de junho, a FSM foi oficializada junto à Confederação Brasileira de Surfe (CBS), abrindo portas e oportunidades. “Os atletas do surfe maranhense, que passaram vários anos sem ter quem os representasse, agora podem contar com uma organização e com ela os seus benefícios: conseguir patrocínios de passagens, intercâmbio das secretarias, dar todo suporte necessário, dar oportunidade com a criação de uma escolinha para juventude”, disse Jerônimo Júnior, diretorexecutivo da FMS.
Em curto prazo, a nova entidadepretende realizar o Campeonato Brasileiro Master em praias do litoral maranhense, confiando no sucesso absoluto do evento e divulgação dos atletas do estado. “A equipe da FMS já está em negociação com a CSB para que a etapa do Circuito Brasileiro Master possa ser realizada em nosso estado. Acreditamos que depois desse evento o surfe terá um reflexo positivo e com certeza vai atrair grandes investidores”, revelou Jerônimo.
Um grupo de surfistas vai representar o estado no Campeonato Brasileiro realizado na Costa do Sauipe, nos dias 21 e 22 de agosto. E os atletas já podem colher o resultado inicial da Federação.
Erlon Robson é um dos representantes do estado na competição e expressa o sentimento de confiança na entidade. “A criação da Federação vai abrir portas e elevar o esporte do Maranhão a nível nacional. Com certeza grandes patrocinadores vão poder olhar para os esportistas locais e contribuir. Acredito que, se a Federação trabalhar realmente com seriedade e com o foco de engradecer o surfe, com certeza portas devem se abrir e atletas devem ser valorizados”, afirmou Erlon Robson, surfista e empresário.
Superação
Erlon, que já compete há 25 anos nas categorias Open, Master e Grand Master, lembrou as dificuldades enfrentadas por ele enquanto atleta. “Para participar de competições, contei por muito tempo com ajuda dos meus pais. Depois de um tempo, tive que trabalhar, pois nunca foi fácil ser atleta do surf aqui no estado”, observou. Ele ainda destacou que só não foi pior graças à Associação de Surfe, que por muito tempo apoiou os aspirantes ao posto de profissionais.
Contato da Federação
A Federação está em sede provisória no bairro do Calhau, em São Luís. Os atletas interessados devem procurar através do contato (98) 9881281564 – Jerônimo Júnior e (98) 988012729 – Alex Arouche.
VER COMENTÁRIOS