INTERNACIONAL

Jon Jones é pego no doping e está fora do UFC

‘Bones’ teve duelo pelo cinturão contra Daniel Cormier cancelado por doping

Uma notícia bombástica agitou os bastidores do MMA na madrugada desta quinta-feira. O badalado UFC 200, neste sábado, em Las Vegas, perdeu um dos protagonistas. Jon Jones, que tentaria unificar o cinturão dos meio-pesados diante do campeão linear, Daniel Cormier, na luta principal, foi retirado do card por causa de uma potencial violação de exame antidoping realizado pela USADA no dia 16 de junho passado.
O anúncio do doping de Jon Jones foi feito pelo presidente do UFC, Dana White. O chefão não escondeu o descontentamento com o lutador, flagrado em teste fora das competições, conduzido pela Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA, na sigla em inglês), que foi realizado no dia 16 de junho, já na reta final de preparação para a luta.
 
“Ele terá tempo para se provar inocente novamente, mas estou bem desapontado”, afirmou o dirigente do UFC, ao lado de Jeff Nowitsky responsável pelo programa antidoping do UFC e que também participou da coletiva para revelar o caso do astro do MMA. “Não sabemos ainda se ele pediu a contraprova. Quando eles testam, se algo aparece, eles ficam loucos e testam muitas vezes. Eles nunca nos passam um resultado até terem absoluta certeza de que é positivo. Claro que isso é devastador para Daniel Cormier, não só mentalmente mas fisicamente e financeiramente também, porque ele iria receber sua parcela no pay-per-view. Nós temos o maior programa antidoping desse esporte e estava jantando quando recebi essa ligação. Tudo estava indo tão perfeito, todo mundo saudável. Foi uma ligação brutal. Mas faz parte do jogo, acontece”, concluiu Dana.
 
“Jon Jones foi pego em um teste feito pela USADA no dia 16 de junho, no período fora de competições. A USADA cuidará de tudo para que o atleta possa ter um processo justo”, acrescentou Nowitsky.
 
Em janeiro de 2015, Jon Jones já havia sido flagrado do antidoping, por uso de cocaína. Meses depois, ‘Bones’ se envolveu em crime de trânsito e acabou sentenciado a 18 meses em liberdade condicional, tendo o cinturão retirado pela organização devido ao comportamento fora do octógono. Ele voltou a lutar em março deste ano, com vitória na disputa pelo título interino contra Ovince St. Preux, garantindo a chance de enfrentar Daniel Cormier pelo cinturão unificado, em revanche que acabou novamente desmarcada.
 
Com a saída de Jon Jones, o UFC 200 terá na luta principal o duelo entre os pesos pesados Brock Lesnar, que retorna ao octógono depois de quatro anos e meio, e o neozelandês Mark Hunt. Eles se enfrentariam no segundo duelo mais importante da programação, que acabou ficando com um confronto a menos depois da retirada de ‘Bones’.
 
O duelo feminino pelo cinturão peso galo, entre a campeã Miesha Tate e a brasileira Amanda Nunes, a desafiante, passou para o coevento principal do UFC 200. Antes, José Aldo vai encarar Frankie Edgar em revanche, valendo o título interino dos penas.
 
 
UFC 200
 
Neste sábado, a partir das 19h (de Brasília)
T-Mobile Arena, em Las Vegas
 
Card principal
Brock Lesnar x Mark Hunt
Miesha Tate x Amanda Nunes – pelo cinturão peso galo
José Aldo x Frankie Edgar – pelo cinturão interino peso pena
Cain Velasquez x Travis Browne
 
Card preliminar
Cat Zingano x Julianna Peña
Johny Hendricks x Kelvin Gastelum
TJ Dillashaw x Raphael Assunção
Sage Northcutt x Enrique Marin
Joe Lauzon x Diego Sanchez
Gegard Mousasi x Thiago Marreta
Jim Miller x Takanori Gomi
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias