CRAQUES

Dez jogadores maranhenses que ganharam destaque no mundo

Alguns já defenderam a Seleção Brasileira, outros jogam em clubes da Europa, Emirados Árabes e da China

O futebol maranhense é rico em craques. Alguns históricos como o caso de Oliverrá e Canhoteiro, que participou da seleção campeã de 58; mas têm também aqueles pouco conhecidos que jogam em clubes da Europa, Emirados Árabes e até da China.
Inspirados no amor pelo esporte, no incentivo e exemplo de perseverança, resolvemos listar 10 maranhenses, tanto dos tempos de outrora como atual, que ganharam destaque no mundo. Confira!
>> Luís Airton Oliveira, o “Oliverrá” – Saiu do Tupã para o Anderlecht aos 16 anos em 1985 e acabou se naturalizando belga, e disputou a Copa do Mundo de 1998 com a seleção europeia. Na época atuava na Fiorentina ao lado de Edmundo e do argentino Batistuta.
>> José de Ribamar Oliveira, o “Canhoteiro” – Talvez ele seja o mais famoso de todos os maranhenses que atuaram nas décadas de 50 e 60. Em 1954, o ponta esquerda nascido em Coroatá surgiu no São Paulo e com grande atuações acabou sendo convocado para a Seleção Brasileira e quase fez parte do elenco campeão do mundo em 1958, mas acabou perdendo espaço por problemas “disciplinares” e foi substituído por Zagallo.
>> Françoaldo Sena de Souza, o “França” – Iniciou sua carreira atuando pelo Nacional de Manaus em 1993 e por este clube foi revelado, no ano seguinte assinou contrato com o XV de Jaú e chegou ao São Paulo Futebol Clube no final de 1995. Também jogou no Bayer Leverkusen (2002 a 2005) e no futebol japonês pelos clubes Kashiwa Reysol (2005 a 2011) e Yokohama FC (2011).
>> Dyanfres Douglas Chagas Matos, o “Douglas” – o atacante (centroavante) é natural de Morros-MA e ganhou notoriedade no futebol japonês. Atualmente ele defende o Al Ain Football Club, clube de futebol dos Emirados Árabes.
>> Kléber João Boas Pereira – O atacante é conhecido da torcida motense. Começou a sua carreira profissional no Papão em 1995, passando por times como Atlético-PR, Internacional e Santos, chegando até o futebol internacional em times do México (América, Veracruz, Necaxa e Tigres), bem como no FC Sion, da Suíça. O maranhense depois retornou para o Brasil vestindo a camisa do Santos e posteriormente a do Moto Club outra vez, de 2011 a 2013.
>> Wamberto de Sousa Campos – Nascido em Cururupu, rumou à Bélgica (Standard Liège, Mons, FC Heikant e KFCO Wilrijk) em 1991 aos 17 anos e começou uma gloriosa carreira no Velho Mundo se destacando principalmente pelo Ajax, da Holanda. Após se aposentar em 2011, se dedicou a cuidar da carreira dos seus filhos, Danilo e Wanderson Campos.
>> Danilo Campos – Assinou contrato com o Dnipro, da Ucrânia, atuando também pelas categorias de base da Seleção Belga. Atualmente ele defende o Antalyaspor, da Turquia.
>> Wanderson Campos – Jogou pelo Getafe, da Espanha, e hoje está no Red Bull Salzburg, da Áustria.
>> Elkeson de Oliveira Cardoso – Mais conhecido como Elkeson, o meia atacante natural de Coelho Neto-MA, atualmente, defende o Shanghai Dongya, da China.
>> Dyego Wilverson Ferreira Sousa – O atacante (centroavante) natural de São Luís joga no futebol português vestindo o manto do Marítimo.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias