ESPORTE

1º Bolão de Laço acontece neste sábado na Raposa

O esporte equestre reúne vaqueiros dos estados de São Paulo, Paraná e Maranhão

Acontece nesta sábado, a partir das 9h, o 1º Bolão de Laço em Dupla, uma nova modalidade no esporte equestre, na nova sede o ROPERANCH, localizado na Rua Almirante Barroso, Nº 50 – Jardim das Oliveiras, no município de Raposa.
Com entrada franca, o evento reúne vaqueiros de São Paulo, Paraná e do Maranhão, para demonstrar como funciona o esporte na prática.
Renato Furtado, um dos quatro proprietários do Racho conta que é já era um sonho antigo trazer o esporte para o estado. “Esse evento comemora uma no de um sonho meu e dos meus amigos Leandro Furtado, Leandro Casella e Joca. Há mais ou menos cinco anos tínhamos esse sonho de trazer o esporte para rancho. Além do mais, esse evento é uma comemoração de um ano do nosso próprio rancho, já que, antes era locado. Estamos muito felizes com mais essa realização para nós, apaixonados pelo mundo dos cavalos e esportes equestres”, explica o proprietário.
Entenda o esporte
O esporte consiste em primeiramente laçar a cabeça e as patas do boi, de aproximadamente 200 kg, no menor tempo possível, ou seja, tudo começa antes de entrar na arena. Já na pista de areia em 90 m de comprimento por 40 m de largura. Os bois passam por um corredor estreito até chegarem ao brete- uma porta de ferro onde o boi fica preso-.
O cavalo é a parte fundamental da prova. Eles precisam ficar frente a frente antes da largada e nenhum animal pode sair antes do boi, caso contrário, a dupla é penalizada. Depois que a barreira é aberta, o boi sai em disparada. O cabeceiro- ocupa sempre o lado esquerdo do brete e precisa laçar a cabeça d novilho – é o primeiro a sair atrás do animal. Assim que o boi é laçado pelos chifres, o peseiro – o competidor que deve laçar as patas traseiras – deve entrar em ação. Os competidores precisam ser ágeis e bem treinados para serem campeões.
Assim que o boi é esticado, o juiz para o cronômetro, o boi é liberado e trota para o final da pista. Uma equipe de nível profissional bem sucedida leva entre quatro e sete segundos para completar a prova.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias