Embalada pelas duas vitórias que conseguiu até aqui e já classificada para as oitavas de final, a França pega a Suíça neste domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio Pierre Mauroy, em Lille, pela última rodada do Grupo A da primeira fase da Eurocopa. Com seis pontos conquistados, os franceses querem manter os 100% de aproveitamento, embora o empate já lhes garanta a primeira colocação.
A Suíça, que vem de empate por 1 a 1 com a Romênia e tem quatro pontos, também se classifica em caso de empate, porém, se perder vai disputar a segunda posição com os romenos, que somam um ponto e enfrentam a lanterna e já eliminada Albânia, que sequer pontuou, no mesmo horário.
A tarefa dos suíços, porém, é complicada, pois além de enfrentarem os anfitriões, o time jamais conseguiu superar os franceses jogos oficiais. Foram cinco duelos, com três empates e dois triunfos azuis. Em 2014, inclusive, pela primeira fase da Copa do Mundo disputada no Brasil, a França goleou por 5 a 2.
“Sabemos que vai ser um jogo muito complicado, pois a França é a favorita inclusive ao título. Porém, temos que jogar com muita eficiência, obediência tática e determinação. Assim tenho convicção de que teremos boas notícias”, avisou Vladimir Petkovic, técnico da Suíça, que vai escalar o que tem de melhor.
Os franceses, mesmo classificados, garantem que não encaram a partida como um amistoso. “Temos que nos impor porque vamos jogar diante de uma bela torcida, em Lille, que espera o nosso melhor”, avisou Didier Deschamps, técnico da França.
O comandante da seleção anfitriã não quis confirmar a escalação, mas existe a possibilidade dele preservar alguns jogadores já de olho na segunda fase.
FICHA TÉCNICA
SUÍÇA X FRANÇA
Local: Estádio Pierre Mauroy, em Lille (França)
Data: 19 de junho de 2016 (Domingo)
Horário: 16h(de Brasília)
Árbitro: Damir Skomina (Eslovênia)
Assistentes: Jure Praprotnik (Eslovênia) e Robert Vukan (Eslovênia)
SUÍÇA: Sommer, Lichtsteiner, Schär, Djourou e Rodríguez; Behrami, Xhaka, Dzemaili, Shaqiri e Mehmedi; Seferovic
Técnico: Vladimir Petkovic
FRANÇA: Lloris, Sagna, Rami, Koscielny e Evra; Kanté, Coman e Matuidi; Payet, Martial e Giroud
Técnico: Didier Deschamps