O brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho, garantiu nesta quinta-feira (17/12) o título antecipado do Circuito Mundial de Surfe. Com a ajuda do compatriota Gabriel Medina, que derrotou a principal ameaça à conquista, o australiano Mick Fanning, ele se tornou o segundo atleta do país a faturar a competição. Os brasileiros fazem, inclusive, a final desta última etapa, realizada em Pipeline, no Havaí (EUA).
Mineirinho derrotou na semifinal Mason Ho, que competia em casa. O brasileiro bateu o rival por 6,83 pontos a 4,7. Na outra semi, o concorrente direto ao título mundial, o australiano Mick Fanning, foi derrotado por Medina. O campeão da temporada 2014 conseguiu uma virada sobre o adversário com um aéreo executado nos segundos finais e venceu por 11.33 a 10.36.
Medina, apesar de finalista, não tem chances de ultrapassar o compatriota e alcançar o bicampeonato, ainda que vença a decisão.
Após assegurar o Mundial, Mineirinho foi ovacionado por fãs e demais competidores brasileiros. Ele saiu das águas havaianas carregado enquanto apontava para uma tatuagem em seu braço direito, que homenageia o amigo a quem chama de “anjo da guarda”, o surfista Ricardo dos Santos, morto no último mês de janeiro depois de ser baleado em Palhoça, em Santa Catarina.
Mineirinho mantem o Brasil no topo do surfe mundial. Antes de conquistar o troféu desta temporada, Gabriel Medina havia vencido a competição em 2014 e entrado para a história como o primeiro brasileiro a faturar o Mundial.