JOGOS PAN-AMERICANOS

Tocha chega de paraquedas e marca abertura tecnológica dos Jogos Pan-Americanos de 2015

Estão oficialmente inaugurados os Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015. Em cerimônia de abertura realizada na noite desta sexta-feira, todas as delegações participantes se apresentaram em ritmo de festa, inovação tecnológica e com muitas luzes. Como previsto, a principal atração foi o Cirque du Soleil, companhia circense formada em Montreal, no Canadá, e habituada com eventos […]

PAN 2015
Estão oficialmente inaugurados os Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015. Em cerimônia de abertura realizada na noite desta sexta-feira, todas as delegações participantes se apresentaram em ritmo de festa, inovação tecnológica e com muitas luzes.
Como previsto, a principal atração foi o Cirque du Soleil, companhia circense formada em Montreal, no Canadá, e habituada com eventos esportivos – o grupo já trabalhou em dois shows do intervalo do Super Bowl, da NFL.
O espetáculo contou com a participação inusitada dos próprios atletas, que tinham luzes nos ombros devidamente sincronizadas com a coreografia apresentada. O verdadeiro sinal de inovação, todavia, foi notado durante o desfile das delegações participantes. Antes de cada grupo, um artista vestido a caráter caminhava carregando uma placa de LED com o nome do país em questão.
A cada novo país anunciado, o tom da música era levemente adaptado à cultura em questão. Quando chegou a vez do Brasil, o sorridente nadador Thiago Pereira – uma das principais esperanças de ouro do esporte nacional – atuou como porta-bandeira ao som de samba, seguido pelo restante da animada delegação. Pela ordem alfabética, a Argentina foi a primeira a desfilar. Curiosamente, porém, a música em ritmo de tango ficou destinada apenas ao Uruguai.
Uma vez acesas as luzes, o evento começou com a presença de 21 grupos de dança diferentes. Todos, no entanto, tinham como tema uma homenagem aos povos indígenas nativos do continente americano. Enquanto isso, o público dançava de acordo com a trilha sonora.
 
Ao contrário do que acontece usualmente, a tocha do Pan 2015 foi apresentada logo no início da cerimônia. Ovacionada pela torcida, a equipe campeã olímpica pelo Canadá em 1996 no revezamento 4x100m rasos executou um salto direto da CN Tower, a terceira mais alta do planeta, carregando o cobiçado objeto.
Dentre os atletas responsáveis por levar a tocha ao Rogers Centre – que também será palco da cerimônia de encerramento –, estavam Bruy Surin, Carlton Chambers, Donovan Bailey, Glenroy Gilbert e Robert Esmie. Já o hino canadense foi apresentado pelo pianista Chilly Gonzales, ao lado da orquestra sinfônica de Toronto.
No fim da festa, a chama dos Jogos Pan-Americanos passou por vários nomes consagrados do esporte canadense. Até chegar no craque Steve Nash, que encerrou sua carreira nesta temporada da NBA. O ex-armador acendeu a torre fora do estádio.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias