FUTEBOL

Disputa Rio x São Paulo tem domínio paulista e apenas duas vitórias cariocas

O Campeonato Carioca vive do slogan batido de que é o mais charmoso do país. No entanto, no Brasileirão, beleza não é fundamental. Mais organizado e competitivo nesta Série A, o futebol paulista goleia o rival nos confrontos diretos. Os clubes do Rio enfrentaram os de São Paulo 10 vezes até a 15ª rodada e […]

RIO DE JANEIRO, RJ - 26.07.2015: VASCO X PALMEIRAS - O jogador Leandro Pereira, da SE Palmeiras, comemora seu gol contra a equipe do CR Vasco da Gama, durante partida válida pela décima quinta rodada do Campeonato Brasileiro, Série A, no estádio São Januário. (Foto: Cesar Greco / Fotoarena)
O Campeonato Carioca vive do slogan batido de que é o mais charmoso do país. No entanto, no Brasileirão, beleza não é fundamental. Mais organizado e competitivo nesta Série A, o futebol paulista goleia o rival nos confrontos diretos. Os clubes do Rio enfrentaram os de São Paulo 10 vezes até a 15ª rodada e venceram… Dois. Ambos com o Fluminense. O tricolor das Laranjeiras derrotou o Santos e a Ponte Preta. Houve ainda dois empates. Os demais duelos viraram uma espécie de Recreio dos Bandeirantes. O Corinthians goleou o Flamengo por 3 x 0, no Maracanã. No fim de semana, o Vasco apanhou por 4 x 1 do Palmeiras, em São Januário. Antes, perdera em casa por 3 x 0 da Ponte Preta e por 4 x 0 do São Paulo.
Mais humilhante do que a soma dos resultados dos 10 confrontos. Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos e Ponte Preta balançaram a rede dos cariocas 19 vezes. Flamengo, Fluminense e Vasco fizeram apenas 7. A prova de que o Rio perdeu o respeito é a declaração do técnico Marcelo Oliveira após o massacre de domingo em São Januário. O treinador com passagem pelo time cruz-maltino estava aborrecido porque o goleiro Fernando Prass foi vazado pelo segundo pior ataque do Brasileirão. “Eu só lamento termos levado um gol, não era pra ter levado gol”, resmungou na entrevista coletiva.
A situação do Vasco pode piorar amanhã. O time com a pior defesa do Brasileirão terá pela frente o Corinthians, em Itaquera. A trupe de Tite sofreu apenas nove gols até agora, contra 26 da equipe cruz-maltina. “O campeonato é longo. Pior do que nós estamos não podemos ficar. Daqui a pouco, vamos nos reencontrar”, prega Celso Roth. No domingo, o Flamengo receberá o Santos no Maracanã. Pior mandante, o rubro-negro só tem duas vitórias em casa em sete jogos.
O apequenamento dos cariocas em relação aos paulistas fica evidente até mesmo em acordos esdrúxulos. Emerson Sheik e Paolo Guerrero, por exemplo, não enfrentaram o Corinthians devido a um acordo de cavalheiros do presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, com o mandatário alvinegro, Roberto de Andrade. Resultado: o rubro-negro levou um baile de bola do Timão no Maracanã e depois o técnico Cristóvão Borges teve de se explicar. “Jogando em casa, a ânsia é maior, e isso tem nos atrapalhado, as equipes vêm no contra-ataque. Erramos demais diante de uma equipe de alto nível. Aí o campeonato e o jogo não perdoam”, desabafou o comandante rubro-negro depois do vexame no Maracanã.
Só Flu pontuou
No “Torneio Rio-São Paulo” do Brasileirão foram disputados 30 pontos. Os cariocas ganharam oito — todos eles graças ao Fluminense. O tricolor derrotou a Ponte Preta e o Santos e empatou com Corinthians e São Paulo. Fla e Vasco ainda sonham com o primeiro pontinho que pode fazer toda a diferença na luta de ambos contra o rebaixamento. As duas vitórias do Fluminense diante de inimigos paulistas permitem ao time de Fred e agora de Ronaldinho Gaúcho sonhar com o título ou, ao menos, com uma vaga para a Libertadores.
Tira-teima
Duelos entre cariocas e paulistas nesta Série A
São Paulo 2 x 1 Flamengo
Flamengo 0 x 3 Corinthians
Fluminense 0 x 0 Corinthians
Palmeiras 2 x 1 Fluminense
Fluminense 2 x 0 Ponte Preta
Fluminense 2 x 1 Santos
São Paulo 0 x 0 Fluminense
Vasco 0 x 3 Ponte Preta
Vasco 0 x 4 São Paulo
Vasco 1 x 4 Palmeiras
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias