FUTEBOL
Atlético supera Ponte em Campinas, emplaca sexta vitória seguida e segue na liderança isolada
O Atlético segue como líder isolado do Campeonato Brasileiro. O Galo teve atuação dominante diante da Ponte Preta e, sem correr riscos, garantiu a vitória no Moisés Lucarelli, por 2 a 0. Thiago Ribeiro e Giovanni Augusto marcaram os gols na noite deste sábado e decretaram o sexto triunfo atleticano consecutivo na competição nacional. O […]
O Atlético segue como líder isolado do Campeonato Brasileiro. O Galo teve atuação dominante diante da Ponte Preta e, sem correr riscos, garantiu a vitória no Moisés Lucarelli, por 2 a 0. Thiago Ribeiro e Giovanni Augusto marcaram os gols na noite deste sábado e decretaram o sexto triunfo atleticano consecutivo na competição nacional. O placar em Campinas só não foi mais amplo devido à boa atuação do goleiro da Macaca, Marcelo Lomba.
Com o resultado, o Atlético chega a 29 pontos, três à frente do Grêmio, vice-líder do Brasileirão, que venceu o Vasco nesta rodada. A equipe de Levir Culpi amplia invencibilidade para sete jogos e continua com o melhor ataque do campeonato: 28 gols. Já a Ponte permanece no 10º lugar, com 17 pontos.
Na rodada seguinte do Brasileiro, o Galo tem novo desafio fora de casa: contra o Corinthians, no próximo sábado, às 21h, no Itaquerão. A Macaca visita o Joinville, no domingo, em Santa Catarina.
Amplo domínio atleticano e gol de Ribeiro
O Atlético teve atuação amplamente dominante no primeiro tempo e não correu riscos diante da Ponte Preta. O time da casa apostou nas jogadas ofensivas com Biro Biro e Renato Cajá, mas não construiu boas oportunidades. Consistente na marcação, o Galo respondeu com rápidos contra-ataques e encontrou muita liberdade pelas laterais, especialmente pelo lado esquerdo, com Douglas Santos.
A primeira chance de gol na partida aconteceu somente aos 13 minutos. Após cruzamento de Douglas Santos, a bola bateu em Thiago Ribeiro e sobrou na pequena área para Lucas Pratto, que completou de carrinho. O goleiro Marcelo Lomba saltou nos pés do argentino e fez boa defesa, à queima-roupa. A bola ainda tocou no travessão antes de sair. A Ponte Preta respondeu em cobrança de falta, batida por Biro Biro, que terminou nas mãos de Victor.
Aos 23, a equipe mineira criou novo lance de perigo. Giovanni Augusto arriscou forte chute da entrada da área e mandou à direita de Lomba. Quatro minutos mais tarde, surgiu a jogada que originou o gol atleticano no Moisés Lucarelli. Pratto finalizou dentro da grande área, a bola explodiu na zaga e foi a escanteio. Na cobrança, Geovani Augusto cruzou na segunda trave, Thiago Ribeiro subiu entre dois defensores e cabeceou para as redes, no cantinho esquerdo de Marcelo Lomba: 1 a 0.
No restante da etapa, o Atlético manteve a maior posse de bola (54% nos primeiros 45 minutos), com toques rápidos e curtos. Os mineiros arriscaram alguns cruzamentos, mas sem êxito. Já a Ponte, desorganizada em campo, continuou sem ameaçar a meta do goleiro Victor.
Geovanni Augusto decreta vitória
Logo no primeiro minuto do segundo tempo, o Galo levou um grande susto. Felipe Azevedo aproveitou cruzamento da esquerda, se antecipou a Douglas Santos e desviou para o gol. A bola passou rente à trave de Victor, que só acompanhou. O lance, no entanto, não intimidou o Atlético. Aos 6, Giovanni Augusto tabelou com Pratto, invadiu a área e cruzou rasteiro para Maicosuel. O camisa 11 bateu no canto direito, mas Marcelo Lomba fez ótima defensa, salvando novamente a Macaca.
Levir Culpi resolveu realizar a primeira alteração aos 20 minutos e sacou Thiago Ribeiro, autor do gol, para a entrada de Luan, de volta ao time após seis jogos afastado por lesão. Em seguida, Guto Ferreira fez duas substituições: Cesinha e Borges, nas vagas de Cajá e Diego Oliveira. As mudanças não surtiram efeito, e a Ponte continuou ineficiente no ataque. Superior em campo, o Atlético manteve a tranquilidade e o bloqueio às investidas adversárias. Aos 28, o técnico atleticano colocou Carlos no lugar de Maicosuel, que caiu de rendimento na segunda etapa.
Melhor jogador do time de Campinas no jogo, Marcelo Lomba voltou a brilhar e a atrapalhar os planos atleticanos. Luan arriscou da entrada da área e mandou no canto esquerdo, com muito efeito. O goleiro saltou e espalmou para escanteio, protagonizando a terceira defesa importante na partida.
Aos 43 minutos, o Atlético sacramentou a sexta vitória seguida no Brasileirão. Giovanni Augusto tabelou duas vezes com Douglas Santos, invadiu a área e bateu no canto esquerdo de Lomba: 2 a 0. Logo depois, o meia, que teve a boa atuação no jogo premiada com uma assistência e um gol, cedeu lugar ao volante Josué.
PONTE PRETA 0 X 2 ATLÉTICO
Ponte Preta: Marcelo Lomba; Rodinei, Renato Chaves, Pablo e Gilson; Fernando Bob, Juninho e Renato Cajá (Cesinha); Felipe Azevedo (Keno), Diego Oliveira (Borges) e Biro Biro. Técnico: Guto Ferreira
Atlético: Victor; Carlos César, Jemerson, Leonardo Silva e Douglas Santos; Rafael Carioca, Leandro Donizete e Giovanni Augusto (Josué); Thiago Ribeiro (Luan), Lucas Pratto e Maicosuel (Carlos). Técnico: Levir Culpi
Gols: Thiago Ribeiro, aos 27 minutos do primeiro tempo, e Giovanni Augusto, aos 42 minutos do segundo tempo
Local: estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Data: 11 de julho 2015, sábado
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR)
Assistentes: Fabiano da Silva Ramires (ES) e Sidmar dos Santos Meurer (PR)
Cartões amarelos: Biro Biro (Ponte Preta); Carlos César, Giovanni Augusto e Leandro Donizete (Atlético)
VER COMENTÁRIOS