O Itaú Cultural abriu inscrições para a sexta edição do edital a_ponte: cena do teatro universitário 2025/2026, que seleciona pesquisas acadêmicas nas áreas de artes da cena. Nesta edição, o chamamento amplia o escopo e passa a aceitar também trabalhos ligados à música e à literatura.
As inscrições podem ser feitas até 3 de abril, às 17h, no site da instituição. Ao todo, serão escolhidos 20 textos produzidos em cursos superiores ou técnicos, como Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), pesquisas de iniciação científica ou estudos acadêmicos desenvolvidos entre 2024 e 2025.
Os trabalhos selecionados serão publicados na coletânea digital Pontilhados – pesquisas da cena universitária, disponibilizada no portal do Itaú Cultural. A publicação reúne estudos produzidos no ambiente universitário e busca ampliar o espaço de divulgação da produção acadêmica no campo das artes.
Os artigos serão avaliados a partir da relação entre o tema pesquisado e a base teórica apresentada, além da qualidade da escrita e da contribuição para a diversidade regional, étnico-racial e de gênero.
Depois de cinco edições dedicadas exclusivamente ao teatro universitário e às artes da cena, o edital passa a incluir pesquisas que dialoguem também com literatura e música, com ou sem transversalidade entre as áreas.
O resultado da seleção será divulgado a partir do dia 8 de junho no site do Itaú Cultural.