Cultura em foco

Comitê de Cultura do Maranhão realiza evento “Diálogos pela Cultura”

A programação começa às 9h do dia 16 de fevereiro, sendo realizada no Ilê Ewé Omo d´Òsányìn Amãhousú – Rua Nova vista, 03, Residencial Paraíso

Diálogos pela cultura (Foto: Divulgação)

No próximo domingo, 16 de fevereiro, o Comitê de Cultura do Maranhão estará no Residencial Paraíso, em mais um Diálogos pela Cultura. A iniciativa tem o objetivo de estabelecer parcerias para o mapeamento e formação de gestores, conselheiros e apoio aos fazedores de cultura dos municípios contemplados pelo Comitê.

As inscrições são gratuitas e a programação começa a partir de 9h, sendo realizada no Ilê Ewé Omo d´Òsányìn Amãhousú – Rua Nova vista, 03, Residencial Paraíso, na região do Itaqui Bacanga.

Durante o encontro, a coordenadora executiva do Comitê-MA, Jô Brandão, destacou a importância do acolhimento à iniciativa. “Esse apoio é essencial. Pretendemos, com os Diálogos, fortalecer as práticas culturais dos municípios, principalmente as culturas populares e tradicionais. As ações conjuntas contribuem com a efetivação das ações e a formação de todos os envolvidos no processo cultural da cidade”, afirmou.

No Maranhão, o comitê é formado pela OSC celebrante Instituto Maranhão Sustentável (IMAS) e pelas OSCs executantes Boi da Floresta da Liberdade e Ilê Axé Oxóssi e Oxum, do município de Codó. Durante a execução do projeto, essas organizações atuarão em 22 municípios maranhenses.

Além do apoio técnico, mobilização social, comunicação e difusão de informações, o Comitê de Cultura do Maranhão oferece capacitação para elaboração de projetos, debates e formações em políticas culturais e direitos. O foco principal são os territórios historicamente excluídos e distantes dos grandes centros urbanos, como comunidades ribeirinhas, quilombolas, indígenas e bairros periféricos.

PROGRAMAÇÃO

9h00 – Abertura ritualística
9h30 – Roda de conversa sobre racismo, territórios, identidades e sustentabilidade.
Mediação: Pai Mariano Frazão / Palestrantes: Nadir Cruz, Danilo Serejo e Iya Jô Brandão
10h30 – Oficina de elaboração de projetos – Julia Martins
12h00 Almoço
14h00 – Oficina com o bloco afro Akomabu
17h00 – Ensaio de rua do bloco afro Akomabu
18h30 – Roda de tambor de crioula 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias