carnaval

A história do Blocão do Fofão: o resgate do personagem carnavalesco

Conheça o projeto de resgate idealizado por Uimar Junior, do personagem maranhense e carnavalesco, Fofão.

Foto: Divulgação

Fofão, o mais autêntico personagem do carnaval maranhense, com sua máscara colorida, alegre e ao mesmo tempo assustadora, caracteriza a originalidade da cultura carnavalesca de São Luís.

Foto: Divulgação

O personagem que sempre esteve presente na vida de muitas pessoas que adoram pular carnaval, com o tempo foi sendo marginalizado, proibido nas ruas e quase apagado da cultura ludovicense. Até que o artista Uimar Junior, no carnaval de 2018 da Madre Deus, teve a ideia de criar o Blocão do Fofão, com o objetivo de resgatar o personagem e seu significado para a história do carnaval de rua.

“Eu sempre gostei de brincar no carnaval de rua. Em 2018, quando eu passei na Madre Deus, eu percebi que o fofão estava sumindo das ruas e perdendo sua originalidade. Então, eu tive a ideia de criar o primeiro encontro do personagem fofão do Maranhão, em 2019, no bairro da Madre Deus e 60 pessoas apareceram”, conta o idealizador do Blocão do Fofão, Uimar Junior.

Foto: Divulgação

O sétimo encontro do Blocão do Fofão acontecerá em 2025, na segunda-feira de Carnaval. A concentração será na Rua do Passeio, no Bar do Silvio, às 16h.

Atualmente, Uimar é diretor da Galeria Trapiche, localizada no Centro, onde também são oferecidas oficinas de confecção de máscaras artesanais do Fofão maranhense para toda a comunidade. “Oferecemos as oficinas para que as pessoas aprendam sobre o Fofão maranhense e possam passar de geração em geração sem deixar que o personagem morra”, explica Uimar.

Para Uimar, o Blocão do Fofão e as oficinas são importantes para a população por ser uma forma de resgate da cultura do carnaval popular e também uma demonstração do que há de bonito em São Luís. “Esse é o nosso objetivo, mostrar para o turista, para quem nos visita, o que há de mais bonito na nossa cultura popular. Além de dar ênfase ao que é nosso, uma maior valorização do nosso carnaval de rua”, afirma Uimar Junior.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias