Fiéis celebram encerramento de Nossa Senhora da Conceição por toda São Luís
Neste domingo dia 8, as missas ocorrem às 6h, 8h, 10h, 12h, 15h, 17h, 19h e 21h, no Santuário, localizado no Monte Castelo. A missa na Praça Maria Aragão é às 17h com a descida da Santa pela escadaria e coroação.
O encerramento do Festejo de Nossa Senhora da Conceição em São Luís, Maranhão, acontece neste dia 8 de dezembro, com uma missa solene na Praça Maria Aragão. A celebração é presidida pelo arcebispo da grande ilha do amor e marca o ápice das festividades, que começaram no dia 8 de novembro.
O Festejo de Nossa Senhora da Conceição é uma das maiores celebrações religiosas do Maranhão e um dos eventos mais tradicionais da Igreja Católica no estado, com origem em 1804, o evento conta com uma história de mais de dois séculos na capital maranhense.
Neste domingo dia 8, as missas ocorrem às 6h, 8h, 10h, 12h, 15h, 17h, 19h e 21h, no Santuário, localizado no Monte Castelo. A missa na Praça Maria Aragão é às 17h com a descida da Santa pela escadaria e coroação, seguida da procissão que segue pela Camboa e Monte Castelo até chegar ao Santuário. Este ano o tema do festejo é “Vós sois o templo de Deus”, em alusão a Maria.
Na Paróquia do Anil (Igreja Matriz), o encerramento do festejo, Dia da Padroeira, culmina com a Missa Solene, procissão luminosa e o tradicional Show de Prêmios. O Festejo da Imaculada Conceição do Anil tem o tema “Maria ensina-nos a conhecer o poder da oração” e o lema “Ensina-nos a rezar” (Lc. 11,1).
Séculos de tradição
Os registros históricos dão conta de que as festividades para Nossa Senhora da Conceição, em São Luís, iniciaram em 1804, quando foi erguido um altar na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, na Rua do Egito, para uma imagem vinda de Portugal.
O primeiro altar dedicado à santa foi erguido pela irmandade de Nossa Senhora da Conceição dos Mulatos, na lateral da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Rua do Egito onde foi depositada a imagem esculpida em madeira vinda de Portugal.
No dia da santa nas igrejas e paróquias, as atividades começam bem cedo, com uma alvorada às 5h da manhã. Ao longo de todo o dia 8 são celebradas missas, além de batizados, e devotos espalhados por todas as partes da Ilha soltam fogos em louvor à santa, com procissão encerrando a festa.