Aquarela de Nós; a exposição que destaca a arte e inclusão social de jovens estudantes em São Luís
O acervo da exposição contou com mais de 30 obras, todas produzidas a partir de inspirações próprias dos alunos. Entre os artistas mirins, crianças do 2º ao 8º ano do ensino fundamental se aventuraram de forma desenvolvedora com a arte de pintar
Realizada pelo Centro de Atendimento Educacional Especializado aos estudantes com características de Altas Habilidades da rede municipal de São Luís, o CAAHS, a 1ª edição da Exposição Aquarela de Nós visa incentivar, valorizar e promover o desenvolvimento de artes produzidas por crianças e adolescentes superdotadas que estudam em escolas públicas do município.
Por meio da utilização de tinta Aquarela, a experiência resultou em um conjunto de pinturas expressivamente únicas. De maneira diversificada, os alunos puderam experimentar e criar obras com tema livre, fazendo com que as ideias e os pensamentos de cada um dos estudantes fossem expressados nas artes.
O acervo da exposição contou com mais de 30 obras, todas produzidas a partir de inspirações próprias dos alunos. Entre os artistas mirins, crianças do 2º ao 8º ano do ensino fundamental se aventuraram de forma desenvolvedora com a arte de pintar, produzindo assim, pinturas autorais ricas em conceitos e estéticas artísticas desenvolvidas e aprimoradas durante o programa.
O Grupo de Enriquecimento Artes: Criar e Recriar, responsável pela produção das obras, pôde oferecer aos alunos da turma a oportunidade de interagir e produzir pinturas com o uso específico de um material pouco acessível para alguns, a tinta Aquarela. Proporcionando assim aos estudantes, uma experiência educativa e desenvolvedora que beneficia não apenas suas aprendizagens, mas também a educação e a arte de São Luís.
Para a professora e coordenadora do CAAHS Ione Costa, além de gerar credibilidade para os estudantes, o projeto também possui como um dos seus principais objetivos promover a visibilidade dos alunos como crianças talentosas. Segundo ela: “O impacto que a gente espera, é que esse trabalho represente para eles (estudantes) uma motivação e uma expectativa em relação ao talento que eles possuem, para que sigam motivados a aperfeiçoar cada vez mais essa habilidade.”
Ione enfatiza ainda a importância do projeto como política de inclusão, proporcionando credibilidade e educação especializada também à crianças autistas. Para a professora: “A exposição Aquarela de Nós é a realização de um sonho, pois coloca em evidência as habilidades desenvolvidas por esses jovens estudantes”.
O artista maranhense Melo, especialista em desenho realista, colaborou com o aprendizado e desenvolvimento dos alunos durante os encontros do grupo. Segundo ele, o projeto “É uma coisa maravilhosa, só vendo para crer”. O desenhista destaca ainda: “Eu tenho alunos autistas, que se você olhar eles desenhando, colocando o sentimento da alma deles no papel, impressiona qualquer ser que respira”.
A exposição segue disponível para visitação até o dia 17 de dezembro, na Galeria Trapiche, localizada na Avenida Alexandre de Moura no Centro de São Luís.
Sobre o CAAHS
O Centro de Atendimento Educacional Especializado aos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (CAAHS) da rede municipal de São Luís, atua desde 2014 de forma cooperativa com a educação local de crianças e adolescentes da rede pública.
Estruturado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o projeto tem como base teorias que consideram características como: habilidades acima da média, criatividade e envolvimento com a tarefa.
O projeto visa identificar alunos com altas habilidades ou superdotação, para que após tal identificação, esses estudantes sejam atendidos com atividades que estimulem suas habilidades cognitivas, criativas e sociais. Promovendo assim a inclusão dessas crianças no ensino regular e desenvolvendo seus talentos dentro da rede escolar.
As oficinas de aprendizagem ocorrem no contraturno escolar e são ministradas através de Grupos de Enriquecimento que organizam os alunos conforme suas áreas de interesse. Desta forma, é proporcionado aos estudantes um ambiente onde seus talentos são reconhecidos em um espaço educativo e inclusivo.
Iniciativas como essa são de extrema importância para que haja garantia de oportunidades equitativas de aprendizagem e desenvolvimento a estudantes com altas habilidades. Conforme suas singularidades são valorizadas, o uso produtivo de seus talentos para benefício individual e social é incentivado, proporcionando uma realidade social mais diversa e inclusiva.