III Jornada Literária: programação leva poesia, arte e incentivo à leitura ao município de Raposa
Com atividades interativas e lúdicas convidando alunos, professores e toda a comunidade – além de lançamento de livros – a programação começa nesta quarta-feira (28)
Três dias de imersão no universo da literatura por meio de uma programação interativa e lúdica para estudantes, professores e comunidade de Raposa.
Essa é a proposta da Jornada Literária — que acontece de 28 a 30 de agosto, das 9h às 17h, na Quadra Sesc Comunidade, escolas municipais de Raposa e no Teatro Napoleão Ewerton.
O evento conta com a parceria da editora Paulus e além das contações de histórias, espetáculos e atividades literárias, traz para esta edição a escritora e ilustradora Adriana Gamelas (MG), que relançará o livro O Vilarejo Poético e ministrará a oficina Pintando poesias e construindo memórias.
Na programação, apresentações artísticas (contações de histórias e performances), debates (bate-papo com autores e sessão de autógrafos), oficinas, palestras, exposição literária e de artesanato local, atividades lúdicas com jogos educativos e pintura facial e estande de livrarias.
Um dos destaques da III edição do projeto é o relançamento do livro infantil Vilarejo Poético, publicado pela editora Paulus, que acontecerá nos dias 28 de agosto, das 14h30 às 15h30, e no dia 30 de agosto, das 9h30 às 10h30, na escola U. E. Socorro Magalhães, na Raposa.
Este ano, a Jornada Literária também reserva mais uma novidade: a apresentação da versão infantil do clássico O Auto da Compadecida no Teatro Sesc Napoleão Ewerton com interpretação do Grupo Teatral Improviso (MA), no dia 28 de agosto, para alunos de seis escolas, em duas sessões: 14h (escolas U.E. Manoel Batista, U. E. Socorro Magalhães e U.E. São Joaquim) e 15h30 (Escola Renascer, U. E. Rosa de Saron e U.E. Maria Rosa Reis Trindade).
“O projeto incentiva e amplia o contato dos alunos com a arte e a literatura por meio de diferentes atividades artísticas, culturais e literárias. É uma importante iniciativa de formação de leitores no município de Raposa, incentivando crianças e jovens a trilharem seus próprios caminhos no mundo mágico da literatura”, ressaltou a Analista de Cultura do Sesc e coordenadora do projeto, Hellen de Paula.
*Da assessoria