Φιλοσοφία

Dia do Filósofo: lançamento de livro marca data dedicada a estudiosos, em São Luís

Lançamento ocorre na Livraria e Espaço Cultural AMEI, no São Luís Shopping, às 19h

Reprodução/AMEI

No Brasil, dia 16 de agosto homenageia profissionais dedicados ao estudo da Filosofia. Esse campo de conhecimento estuda temas voltados a reflexões sobre a existência humana, a natureza, o Universo, os valores éticos e morais, a política, religião — entre outros tópicos inerentes ao pensamento filosófico.

Nesta sexta-feira (16) em São Luís, o Professor Dr. Luciano da Silva Façanha lança a obra Filosofia e Literatura: da Antiguidade Clássica à Modernidade da Ilustração. O lançamento será realizado a partir das 19h na livraria AMEI, no São Luís Shopping.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PPGCULT) da UFMA e doutor em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Luciano aborda questões filosóficas relacionadas à arte tanto na sua própria produção como através da orientação de teses e dissertações de mestres e doutores do PPGCULT.

“O livro é decorrente do meu projeto de pesquisa ‘Filosofia e Literatura: da recusa da narrativa romanesca ao consentimento público do romance pelos filósofos da ilustração’, publicado com o selo Edufma e contou com financiamentos da Capes e da Fapema”, explica.

Segundo Façanha, o objetivo da obra é proporcionar uma visão ampla sobre a relação nem sempre amistosa entre filosofia e literatura, oferecendo aos estudantes e pesquisadores um contexto histórico que permite desvendar as articulações e fronteiras entre essas duas áreas.

Segundo o autor, a obra é organizada em duas partes.

A primeira é intitulada Filosofia e Literatura: da antiguidade clássica à modernidade da Ilustração — e conta com três capítulos inéditos e um excerto.

“Os três capítulos tratam desde a relação da poesia e a razão na antiguidade clássica, apresentando a filosofia em suas formas literárias, passando por Platão e Aristóteles, até a passagem para a modernidade, em que é apresentada a figura do homem de letras na ilustração e o diálogo possível entre a Filosofia e a Literatura, baseado no respeito às fronteiras. Apresenta a negatividade da mimesis teatral realizada por Rousseau como uma atualização da crítica de Platão na modernidade e um excerto de uma aula à guisa da Filosofia e Literatura, considerado pertinente para este livro, pois ele está no formato oral, sem ter sido editado, mas discutido e verbalizado em sala de aula, com coisas que são ditas apenas numa conversa, numa fala e não numa escrita organizada para publicação”, explica o autor.

Com o título Seguido de 13 Ensaios sobre Filosofia e Literatura, a segunda parte do livro é constituída de textos que apareceram em lugares diversos, publicados em várias revistas brasileiras, entre os anos de 2012 e 2022, com o intuito de agregar conhecimento com ex-orientandos e colegas de profissão.

“Cada texto está ipsis litteris ao publicado nos periódicos e com informação de onde foi extraído. Os ensaios foram escolhidos de acordo com a temática, todos já publicados em lugares diversos, mas, agora, publicados de forma conjunta, com o intuito de aproximar os vários estudos do tema, com base em diferentes aspectos, num só livro, facilitando a pesquisa do leitor sobre o referido assunto”, observa o autor.

No prefácio da obra, Jeanne Marie Gagnebin, Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e livre-docente em Teoria Literária na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), destaca a ousadia do autor ao propor o estudo conjunto das duas ciências.

“Ao escrever sobre as relações entre filosofia e literatura, o professor Luciano da Silva Façanha se inscreve numa bela linhagem filosófica brasileira, representada por Benedito Nunes, Gerd Bornheim e Bento Prado Júnior, todos autores que Luciano, muitas vezes, consulta e cita. Parece ter havido, nesta geração, menos medo de ler poetas e escritores, mesmo sendo filósofos — e filósofos sérios! Será que essa ousadia se perdeu por causa da especialização e da obrigação de “produzir”, que caracteriza muito mais a academia de hoje? Como se tivéssemos pavor de não saber em qual categoria do famoso Curriculum Lattes devemos colocar nossos artigos ou, simplesmente, nossos projetos de pesquisa. Nesse contexto, é muito bom poder ler um livro que ousa retomar, hoje, a questão das relações entre filosofia e literatura”, finaliza Jeanne.

O livro tem a apresentação da professora titular do Departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão Márcia Manir Miguel Feitosa.

Serviço

  • O quê? lançamento do livro Filosofia e Literatura – Da antiguidade clássica à modernidade da ilustração
  • Quando? 16 de agosto às 19h
  • Onde? Livraria e Espaço Cultural AMEI, no São Luís Shopping, São Luís-MA

*Com informações das assessorias da FAPEMA e da UFMA

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias