ESPETÁCULO

Musical “Gabriel só quer ser ele mesmo” terá sessões gratuitas em São Luís

O elogiado espetáculo infantil questiona, com leveza e humor, as diferenças na educação de meninos e meninas e as expectativas de pais e professores em relação às crianças.

O espetáculo tem entrada gratuita. (Foto: Dalton Valério/Divulgação)

Gabriel é um menino de 8 anos que gosta de dançar, ao mesmo tempo em que joga futebol e toca rock. Mas na escola onde estuda, não querem que ele faça aula de dança só porque é menino.

As dúvidas e reflexões sobre o garoto fazer o que gosta marcam a narrativa central do musical infantil “Gabriel só quer ser ele mesmo”, que chega a São Luís no próximo dia 15 de novembro, com sessões gratuitas no palco do Teatro Arthur Azevedo (TAA), no Centro Histórico da capital maranhense.

Inédito no Maranhão e com texto da premiada dramaturga Renata Mizrahi – que também assina a direção ao lado de Priscila Vidca – e direção musical de Marcelo Rezende, o espetáculo conta a história de Gabriel, um menino de 8 anos, vivido por Vinicius Teixeira, que ama dançar e defende isso dentro da sua escola. Desta forma, a peça questiona, com leveza e humor, as diferenças na educação de meninos e meninas e as expectativas dos pais e professores em relação às crianças.

A trama tem início no aniversário de 9 anos de Gabriel, quando o garoto expõe o medo de que ninguém apareça na sua festa devido aos inúmeros questionamentos feitos durante o ano na escola. A história, então, é contada em formato de flashbacks, mostrando momentos em que tentaram impor à criança comportamentos baseados em estereótipos de gênero.

Com produção da Palavra Z Produções Culturais, apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto Vale Cultural e com patrocínio do Instituto Vale Cultural através da Lei Rouanet, o espetáculo “Gabriel só quer ser ele mesmo” traz músicas originais em seus 50 minutos de duração – todas criadas por Renata e Marcelo Rezende e interpretadas pelo elenco que, além de cantar, toca instrumentos como violão, pandeiro, kazoo, escaleta, tambor grave, castanhola, agogô de coco, chocalho pequeno, ukulele e triângulo. Além de Vinicius Teixeira, completam o elenco: Flora Menezes, Julia Ludolf, Marcos França, Vicente Coelho e Clara Santhana.

Em São Luís, serão duas sessões especiais do espetáculo infantil no TAA: no dia 15 de novembro, às 17h e às 19h, com classificação indicativa livre. Além de gratuitas, as sessões também contarão com acessibilidade de audiodescrição e intérpretes de libras. E após cada apresentação, será realizado um debate sobre educação infantil com a plateia e o elenco da peça.

O Teatro Arthur Azevedo fica localizado na Rua do Sol, S/N, no Centro de São Luís. Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do teatro. Para mais informações sobre o musical, acesse: https://www.instagram.com/gabrielsoquerserelemesmo/.

Oficina

Já no dia 16, às 10h, também gratuita e no Teatro Arthur Azevedo, será oferecida uma oficina gratuita sobre dramaturgia infanto-juvenil, ministrada por Priscila Vidca, co-diretora do espetáculo. A oficina é destinada a quem quer aprender a escrever para o público infanto-juvenil e busca estimular a escrita para teatro a partir de cenas e textos pautados por temas contemporâneos na linguagem infantil.

No encontro, serão lidos textos de Renata Mizrahi e de outros autores. Entre as propostas da oficina, estão discussões sobre a dramaturgia para o conteúdo infanto-juvenil e, também, a realização de exercícios de escrita. “A intenção é que os alunos possam criar cenas com motivação dos personagens, a partir também da importância de diálogos criativos. Nesta oficina, eles [os alunos] poderão aprender também sobre a construção básica de texto como sinopse”, destaca a diretora Priscila Vidca sobre a oficina.

As inscrições são gratuitas e destinadas a estudantes, profissionais e o público em geral.

* Com informações da Assessoria

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias