MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Agenda Novembro Negro começa hoje em São Luís

O evento pretende proporcionar as vivências e ancestralidades da cultura Yorùbá através das práticas culturais africanas.

Reprodução

O Coletivo Dan Eji apresenta a “Agenda Novembro Negro”. A Ação acontecerá entre os dias 16 e 30 de novembro, na cidade de São Luís do Maranhão em alusão ao mês da consciência negra.

Essa iniciativa é uma realização do Coletivo Dan Eji com o apoio do Fundo Brasil, Fondo de Acción Urgente de América Latina y el Caribe (FAU), Casa do Maranhão e o Instituto Maranhão Sustentável.

O objetivo da ação é promover o intercâmbio entre o continente africano e o Maranhão, visando o fortalecimento de vínculos ancestrais. Para isso, terão atividades de vivências da cultura Yorùbá, cursos, jornada de inovação e segurança digital para comunidades negras, Shows e a Yorubafesta, que será um momento de celebração festiva da nossa ancestralidade africana.

Nessa edição da agenda, dois convidados africanos, o multiartista Ìdòwú Akínrúlí (Akin), da Nigéria, e o analista de inovação Side Mane, de Guiné Bissau, farão presença.

Sobre os convidados:

Side Mane é guineense, analista de inovação, Pós-graduando (mestrado) em Engenharia de Computação e Sistemas, membro do GETICOM e do Laboratório inteligente (Smartlab), na Universidade Estadual do Maranhão.

Ìdòwú Akínrúlí (Akin), Nigeriano, pertencente ao povo Yorùbá, dedica-se à realização de ações de promoção das artes e cultura Yorùbá no Brasil. Trabalha com artistas da Nigéria e África em geral com foco na tradição e expressões contemporâneas da música e dança, principalmente.

Vencedor do Prêmio de melhor trilha sonora no Festival Cine serra e Festival de Cinema de Santa Cruz do Sul pelo documentário Fè Mye Talè, também recebeu o Prêmio de dança Açorianos: Trilha Sonora e Projetos de Difusão e Formação em Dança; e foi o vencedor da 3ª Edição do Prêmio Nacional de Expressões Culturais.

Em 2018 e 2023, promoveu o Intercâmbio Cultural entre Nigéria e Brasil, fazendo parte da comissão organizadora da visita do rei Ọọni Ọba Adéyẹyẹ̀ Ẹnitàn Ogúnwusì, maior autoridade do povo Yorùbá, à Salvador, Brasília, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Também como facilitador durante a visita do escritor nigeriano Wole Soyinka, Prêmio Nobel de Literatura, em 2017.

Atualmente, é coordenador da empresa ÌLÚ AKIN Produções, idealizador e produtor do projeto Ontologias Outras, Grupo ÌBEJÌ, Ọ̀ṣẹ́ẹ̀túrá Africa’njazz, Festival ÌPÀDÉ e FELA DAY POA (Evento em tributo a Fela Kuti).

Programação do evento:

● Encontro de vivências da cultura Yorùbá: Musicalidades, corporeidades e identidades.

Data: 16/11 e 17/11
Horário: 15H às 18H
Local: Casa do Maranhão, Rua do Trapice s/n, Centro de São Luís.

● Jornada Afrodescendente de Inovação e Comunicação Estratégica.

Data: 22/11 e 23/11
Horário: 14H às 18H
Local: Casarão Porta e Janela. Rua do Ribeirão, 140, Centro de São Luís.

Yorùbáfesta

Data: 18/11
Horário: 20H às 02H
Local: Tebas Bar e Café, Rua do Ribeirão, 140, Centro de São Luís.

● Show Etaare – música tradicional Yorùbá com Idouw Akinruli e artistas maranhenses apresentando um repertório que retratam os diversos tambores da cultura maranhense, herdados da diáspora africana.
Inauguração do memorial da diáspora africana no Maranhão organizado pela FUMPH

Data: 30/11
Horário: 19H
Local: Praça das Mercês. Av. Senador Vitorino Freire, São Luís.

* Com informações da Assessoria

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias