16ª edição

Feira do Livro de São Luís acontece nesta sexta-feira (13), na Praça Maria Aragão

A programação do evento é variada e gratuita, com espetáculos infantis, rodas de conversa, oficinas, minicursos, cinema e muito mais.

FELIS, a Feira do Livro de São Luís, já se tornou tradicional e é sucesso de público a cada edição (Foto: Divulgação/FELIS)

Consolidada como uma das maiores experiências literárias do Maranhão, a 16ª Feira do Livro de São Luís (FeliS), será aberta nesta sexta-feira (13) e segue até o dia 22 de outubro, na Praça Maria Aragão, no Centro da capital.

Nesta edição, a FeliS celebra o bicentenário de Gonçalves Dias, considerado o primeiro poeta autêntico do movimento romântico no Brasil, cujo legado literário é carregado de méritos.

A FeliS surgiu com a finalidade de valorizar a rica herança literária e cultural de São Luís, democratizar e facilitar o acesso ao mundo dos livros.

Além de fomentar a criação de novos leitores e promover o desenvolvimento das indústrias criativas e produtivas relacionadas à promoção da leitura.

Instituída por meio da Lei Municipal nº 4.449, em 2005, a FeliS estabeleceu parcerias importantes com entidades públicas e privadas.

Em 15 edições, o evento já recebeu grandes nomes do cenário literário nacional, além de um diversificado grupo de poetas, escritores, artistas e convidados regionais.

Com uma programação variada e gratuita, que abrange todas as faixas etárias, a 16ª FeliS inclui desde contações de histórias e espetáculos infantis até palestras, rodas de conversa, aulas-show, seminários, oficinas, minicursos e exposições.

Lançamento de livros, sessões de cinema, bate-papos, visitas às escolas, performances teatrais, além de outras atividades. Com isso, o evento se transforma em um equipamento cultural atrativo e inclusivo para todos.

Pública

A Feira do Livro de São Luís atrai caravanas de estudantes de mais de 10 municípios do interior do estado, demonstrando seu impacto educacional e cultural em toda a região.

Em média, a FeliS recebe por edição cerca de 150 mil visitantes e tem como público-alvo estudantes de escolas da rede pública e privada, assim como universitários, educadores, artistas, escritores e sociedade em geral.

Além de seu papel fundamental na promoção da literatura, a FeliS também impulsiona uma economia diversificada, beneficiando várias cadeias produtivas e criativas.

Isso inclui setores como a indústria hoteleira, turismo, gastronomia, entretenimento, cultura, transporte, serviços de locação, comércio informal e a venda de livros.

Convidados

A edição deste ano da FeliS contará com a presença de renomados escritores.

Entre os convidados ilustres está o cubano Marcial Gala, autor do aclamado romance ‘A Catedral Negra’, que recebeu o prêmio Alejo Carpentier em 2012, bem como o prêmio da crítica de melhor livro publicado em Cuba no mesmo ano.

Além de Gala, a FeliS contará com a participação de outros escritores, como Paula Pimenta, Salgado Maranhão, Rodrigo Faour, Luciano Pontes, Andrea Prestes, Sônia Rosa, Cristóvão Tezza, Daniel Munduruku.

E o carioca Raphael Montes, conhecido por suas envolventes histórias de suspense, crime e terror, incluindo os romances ‘Suicidas’, ‘Dias Perfeitos’, ‘O Vilarejo’ e ‘Jantar Secreto’.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias