ANIVERSÁRIO DA CAPITAL

Rita Benneditto apresenta show “Tecnomacumba” em São Luís

A cantora de Axé se apresenta na Maria Aragão, no sábado (9).

A cantora celebra 20 anos de Axé. (Foto: Alexandre Calladinni)

Rita Benneditto volta aos palcos de São Luís com o show “Tecnomacumba” para celebrar 20 anos de resistência, o axé e o aniversário da cidade. O show acontece dia 09 de setembro, às 22h, na Praça Praça Maria Aragão.

Para essa grande festa, Rita convidou os lendários multi-artistas Dzi Croquettes, Ciro Barcelos, que assina a direção artística, e Claudio Tovar, responsável pelo figurino da cantora. A noite ainda promete uma grande gira, com as participações especiais do artista visual Fernando Mendonça, da bailarina Kiusam de Oliveira e do diretor, ator e bailarino Ciro Barcelos.

O ano de 2003 representa um marco na vida de Rita Benneditto. Na ocasião, a cantora maranhense estreava o show “Tecnomacumba” e o nome não poderia ser mais apropriado. No repertório, pontos e rezas ligados às religiões de matrizes africanas mesclados a temas da MPB, de autores como Gilberto Gil e Jorge Ben, em que entidades-símbolos da nossa fé são louvados/evocados.

Tudo isso apresentado com arranjos modernos, em roupagem eletrônica, que saía então dos clubes e ganhava de vez as pistas mundo afora. Por uma coisa a artista não esperava: que o show seria apresentado durante 20 anos e não dá sinais de esmorecer. Mesmo durante os dois anos de recolhimento devido a pandemia da Covid que assolou o mundo, Tecnomacumba, manteve-se ativo em formatos online, e agora retorna aos palcos com força e fé.

Outras transformações presentes, dizem respeito às intervenções que acontecem durante o show, como a print-performance do multi artista Fernando Mendonça, que a cada apresentação escolhe um orixá para pintar, assim como a intervenção da bailarina Kiusam de Oliveira e do diretor, ator e bailarino Ciro Barcelos, que celebram os orixás Oxum e Oxóssi com belas coreografias.

A banda Cavaleiros de Aruanda, que acompanha a artista desde a estreia do projeto, conta agora com os músicos Fred Ferreira (guitarras e vocais), Wagner Bala (contrabaixo e vocais), Ronaldo Silva (bateria, programações eletrônicas e vocais) e Júnior Crispim (percussão e vocais). E no repertório, novas canções como “Mamãe Oxum” (Domínio Público) e “7Marias”, composição da própria Rita em parceria com Felipe Pinaud, lançada em 2018, quando o show completou 15 anos.

Entre os fãs do projeto estão grandes colegas de cena e de ofício. Gente como Maria Bethânia (que participou do CD ao vivo e do DVD), Alcione, Ney Matogrosso, Leci Brandão, Sandra de Sá, Margareth Menezes e companheiros de geração como Chico César, Teresa Cristina, Mart’nália, Marcos Suzano, Davi Moraes, Zeca Baleiro, entre outros.

* Com informações da Assessoria

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias