MÚSICA E AMAZÔNIA

Nova edição do Re[x]istência Fest tem programação gratuita, em São Luís

O evento visa fortalecer a pauta da preservação e cuidado com a terra e os povos amazônicos; a programação inicia a partir das 13h00, no Parque do Rangedor.

O evento acontece no dia 30 de setembro. (Foto: Divulgação)

Um dos eventos mais aguardados do calendário cultural, musical e ambiental do Maranhão, o Re[x]istência Fest está de volta: a terceira edição do festival, com produção do coletivo Reocupa, será realizada no próximo dia 30 de setembro, no Parque Estadual do Rangedor, no Alto do Calhau, em São Luís, aberto a todos os públicos e com entrada gratuita.

Intitulado “Re[x]istência Fest III – Amazônia é Agora”, em homenagem ao Setembro Amazônico, o festival é organizado pelo Coletivo Reocupa e carrega, ao longo de três edições, o objetivo de celebrar os povos, a cultura e a floresta amazônica, em um dia de atividades que incentivam a produção local, o consumo consciente, a relação com o meio ambiente – tudo isso com uma vasta programação cultural e musical.

“O Re[x]istência Fest é nossa maneira de buscar acentuar caminhos e possibilidades para tornar a vida mais sustentável”, destaca Karol Ramos, uma das organizadoras do festival e coordenadora do coletivo Reocupa, espaço cultural de São Luís.

Em sua terceira edição, o festival visa refletir sobre a Amazônia maranhense, homenageando o bioma amazônico que tem sido o centro das atenções mundiais em função de seu papel fundamental na regulação do clima e manutenção da vida e suas populações. “O Maranhão perdeu cerca de 80% de seu território amazônico nos últimos 70 anos e precisamos unir esforços para garantir a preservação do pouco que temos da Amazônia maranhense, a fim de reduzir os impactos da grave crise ambiental em que vivemos”, analisa Kadu Vassoler, que também assina a produção do festival e a coordenação do Reocupa.

Ao todo, o Re[x]istência Fest III contará com mais de 10 atrações locais e nacionais, em mais de 11 horas de programação gratuita. Nos dois palcos, intitulados “Re(X)istência” e “Amazônia é agora”, a potência da cultura maranhense, preta e periférica mostrará toda a sua diversidade para o público.

O festival terá, também, participação de grandes artistas nacionais, como: o Ponto BR, coletivo que reverencia a cultura brasileira, reunindo mestres da cultura popular como Ribinha (MA), cantador do boi de Maracanã, Mestre Walter (PE) do Maracatu Raízes de África e Mestra Zezé (MA) da Casa Fanti Ashanti; e Bernardo Santos, mais conhecido por BNegão, cantor e compositor brasileiro e um dos maiores nomes do hip hop nacional (faz parte do lendário grupo Planet Hemp).

Além das atrações já citadas, a terceira edição do festival terá shows do Grupo Pau Doido Forró In Jazz, Regiane Araújo e Raiz Tribal, Paulão, Lombreta – Bahia, Cofo de Parafernalha, assim como as apresentações especiais do DJ Adriano Sound (com o set “Brasilidades”), do projeto Batalha na Praça, do Ballroom MA, do Selekta Rocha com os convidados Mr. Adnom & Biodz e da homenagem do Samba de Mina à cantora maranhense Patativa.

* Com informações da Assessoria

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias