Museu inflável chega em São José de Ribamar na terça-feira (1º)
Mais de 42 mil pessoas visitaram o inflável gigante no centro histórico de São Luís. Público ribamarense poderá conferir a mostra a partir de agosto.
Sucesso de público em São Luís nos meses de junho e julho, a “Panorâmica Patrimônio Mundial – São Luís” agora estará aberta à visitação na cidade balneária de São José de Ribamar, a partir do dia 1º de agosto, na Praça São José, em frente à Igreja Matriz da cidade. A abertura está programada para às 18h.
Este museu itinerante, criado para ocupar praças, é um projeto inovador no Brasil no que se refere a educação patrimonial, pois utiliza recursos audiovisuais, projeções mapeadas e interatividades para apresentar a todos os públicos um olhar mais informativo sobre o centro histórico de São Luís, que é Patrimônio Mundial, reconhecido há 25 anos pela Unesco.
O início da primeira temporada do projeto foi no próprio centro histórico de São Luís, na Praça Nauro Machado, onde mais de 42 mil pessoas estiveram, entre escolas, associações, agremiações, grupos de amigos e milhares de turistas do Brasil e do mundo, que vieram ao Maranhão para as festividades juninas.
O “Panorâmica Patrimônio Mundial – São Luís” celebra o reconhecimento mundial das características excepcionais do Centro Histórico da cidade. Idealizada pela Quereres Produções em co-produção com a LP Arte, a exposição, localizada dentro de uma megaestrutura inflável, faz um passeio na história dos casarões, sobrados, ladeiras, pedras de cantaria.
O público pode visitar a mostra de terça a quinta-feira, das 9h às 18h; às sextas das 9h às 20h e, aos sábados e domingos, das 15h às 20h, até o dia 13 de agosto. Depois, segue em itinerância para os bairros da Cidade Operária e Anjo da Guarda, em São Luís. O tempo de visitação é de 40 minutos e há uma capacidade máxima para até 60 pessoas por visita. A classifica é livre, com indicação preferencial para crianças acima de 9 anos.
Interação e tecnologia
Com três núcleos, a exposição apresenta na primeira sala uma ampla abordagem sobre as características do Centro Histórico, arquitetura e urbanismo, destacando a beleza de seus diferentes tipos de edificação, com projeções em maquetes e TVs.
O segundo ambiente é reservado para a interatividade, com jogos de memória, glossário e um game onde os visitantes podem criar suas ruas, usando elementos da arquitetura da cidade. O terceiro espaço é voltado para a contemplação, com a presença de um vídeo imersivo sobre a importância do Centro Histórico, incentivando a reflexão sobre a preservação do Patrimônio Histórico.
Todos os espaços são adequados para acessibilidade a todos os públicos, com audiodescrição, elementos táteis e em braile, além de intérpretes de Libras à disposição.
* Com informações da Assessoria
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos: