Veja filmes com protagonismo feminino para lembrar o Dia das Mulheres
O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens.
As Sufragistas (2015)
As Sufragistas (Suffragette) é um filme de drama que se passa no início do século XX, em que as mulheres ainda não possuem o direito de voto no Reino Unido (Sufrágio é sinônimo de voto), mesmo após décadas de manifestações pacíficas.
Um grupo militante decide coordenar atos de insubordinação, já que as manifestações pacíficas davam pouco resultado, para chamar a atenção dos políticos locais à causa.
Maud Watts (Carey Mulligan), sem formação política, descobre o movimento de forma acidental, quando ela foi ao lado mais rico de Londres fazer uma entrega, sendo surpreendida por uma passeata de aguerridas militantes femininas que quebravam vidraças para chamar a atenção, e passa a cooperar com as novas feministas.
Ela enfrenta grande pressão da polícia e dos familiares para voltar ao lar e se sujeitar à opressão masculina, mas decide que o combate pela igualdade de direitos merece alguns sacrifícios. A luta das sufragistas levou à conquista do voto feminino na Inglaterra, com restrições, em 1918, e finalmente aberto a todas as mulheres, em 1928.